Você só precisa destes 4 ítens para fazer detergente caseiro

Os gastos que temos com materiais de limpeza são sempre os maiores no cotidiano do nosso lar, entretanto, um dos maiores “vilões” do bolso é o detergente de louças. Você já se perguntou quantas vezes lava a louça por dia? Portanto, sabe o quanto gasta com detergente ao longo do mês. Mas, e se pudesse fazer o seu próprio detergente para economizar e obter mesmo resultado? Pois, saiba que você só precisa destes 4 itens para fazer detergente caseiro

Anúncio

Em pouquíssimos minutos você conseguirá fazer uma quantidade muito maior de detergente e fazer grande economia. Uma das vantagens é que você pode fazer o detergente neutro (sem cheiro algum) e, neste caso, só utiliza 3 ingredientes, ou acrescenta uma essência para dar cheiro. O importante é que você notará uma economia enorme neste produto de limpeza. 

Como fazer detergente caseiro com 4 ingredientes

VEJA TAMBÉM

Anúncio

Antes de te mostrar como fazer seu detergente caseiro, é importante que eu te alerte para tomar cuidado com o manuseio dos produtos e sempre utilizar uma luva de borracha. 

Ingredientes para fazer o detergente caseiro

Inicialmente, será preciso apenas 1 barra de sabão de coco ralado (pode ser substituído por sabão de barra neutro), 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio, 3 litros de água e essência, se quiser dar um cheirinho ao seu detergente de louças caseiro. 

Não se esqueça que essa quantidade pode ser dobrada, mas sempre aumente também todos os ingredientes. Isso pode ser feito em casos que você queira fazer mais detergente para durar muito mais tempo. 

Passo a passo para fazer detergente de louças caseiro

O primeiro passo é ralar o sabão, preferencialmente, o mais fino que puder deixá-lo. Isso será útil no momento da mistura e gastará menos tempo. O segundo passo é dissolver o sabão em 1 litro de água e acrescentar o bicarbonato de sódio. Deixe por cerca de 1 hora de molho. 

Após dissolvê-lo acrescente 1 litro de água e, caso deseje colocar o óleo essencial, acrescente algumas gotas, cerca de 10 gotas. Deixe ferver caso julgue necessário para a mistura ficar mais homogênea. Acrescente neste processo de fervura mais 1 litro de água. Aguarde esfriar um pouco e coloque em vasilhames para ir utilizando.

Uma dica extra, que costumo fazer, é reaproveitar o próprio vasilhame de detergente industrializado que você possa ter em casa. Coloque a quantidade maior em um galão ou garrafa pet de 2 litros e vá enchendo o recipiente pequeno para uso diário sempre que este diminuir. 

Receita extra de sabão em pó caseiro

Para quem utiliza muito sabão em pó e quer fazer o seu próprio sabão caseiro para lavagem de roupas, temos uma receita simples, rápida e muito prática. Com essa receita você conseguirá obter bons resultados de lavagem e economizará muito neste produto. 

Contudo, para manusear os produtos que vamos te recomendar, mais uma vez indicamos e alertamos para a necessidade de uso de uma luva de proteção das mãos. Alguns dos produtos utilizados podem acabar prejudicando suas mãos e causando irritações, sobretudo, em pessoas que já possuem pele sensível e algumas alergias. 

  • Ingredientes para o sabão em pó caseiro

 

Basicamente utilizaremos apenas 4 ingredientes para essa receita que não precisa ir ao fogo. Utilize um sabão de barra neutro, pode ser o de coco, que seja bem ralado o mais fino possível. Em seguida precisará também de 2 xícaras de bicarbonato de sódio, 1 xícara de carbonato de sódio (barrilha) e 1 xícara de boráx em pó. 

Esses são ingredientes fáceis de serem encontrados em lojas de produtos de limpeza e, muitas vezes até em supermercados. O importante é utilizar a quantidade indicada nesta nossa receita.

  • Modo de preparar o sabão em pó caseiro

O único passo é colocar todos os ingredientes juntos e misturá-los bem, podendo utilizar um liquidificador ou mesmo um mixer. Neste sentido, o mais importante é que fiquem bem misturados. Evite qualquer umidade para bater, pois, estamos fazendo um sabão em pó e não líquido. 

Esperamos que essas dicas possam te ajudar a preparar seu próprio material de limpeza doméstica e economizar muito mais com essas nossas receitas especiais. 

Deixe um comentário