Veja 7 maneiras de ter roupas cheirosas sem amaciante

É muito gostoso vestir uma roupa ou deitar em um lençol e sentir aquele cheirinho bom que aumenta sensação de limpeza. Contudo, muitos amaciantes e secadores de roupas com cheiro, possuem alta carga de produtos químicos e algumas pessoas acabam irritando a pele. 

Anúncio

São diversas marcas de amaciantes e secadores de roupas que possuem fragrâncias que conquistam por serem excelentes opções. Entretanto, muita gente que possui problemas de sensibilidade na pele, acabam optando por não utilizarem esses produtos. Mas, como será possível obter uma roupa, lençóis e toalhas perfumadas sem irritar a pele? É sobre isso que vamos discorrer agora. 

Veja maneiras de lavar roupas e deixá-las mais cheirosas

1 – Evite acúmulo de roupas na hora de lavar com sabão normal

A maioria das marcas de sabão para roupas, tais como Tixan, Omo, Brilhante e outras, possuem uma leve fragrância para suas roupas e não agridem a pele como alguns produtos. Por isso, quando for lavar sua roupa evite colocar muito em seu tanquinho ou máquina de lavar. 

Anúncio

Quando a máquina está cheia de maneira excessiva, pode impedir que a roupa seja corretamente lavada. Busque lavar com espaço suficiente para que elas possam misturar-se bem na máquina. O processo de enxágue precisa e deve ser eficiente para evitar algum resquício de sabão.

É muito importante evitar colocar roupas com cheiro mais forte, tais como toalhas, roupas de academia, meias e outras, com peças que possuem menor teor de sujeira. Isso ajudará a evitar que essas roupas fiquem com menos aroma agradável.

2 – Priorize produtos com aromas naturais

Muitas marcas desenvolvem produtos para lavar roupas com fragrâncias naturais e com pouco teor de produtos químicos. Existe sabão em pó com cheiro de jasmim, lavanda e outros neste segmento de naturais.

Outra dica é utilizar sabão de coco no processo de lavagem de suas roupas. Além de limpar e dar maciez, esse sabão costuma ter um aroma gostoso e muito leve que não agride sua pele sensível. É uma excelente dica para quem gosta de uma roupa sempre macia, mas sem utilizar produtos químicos que agridem a pele. 

3 – Borrife água de lavanda nas roupas

Uma ideia interessante para deixar suas roupas cheirosas é comprar água de lavanda e com a utilização de um borrifador ir pouco a pouco borrifando nas roupas. O ideal seria fazer isso enquanto vai estendendo as roupas para secarem. 

Enquanto a roupa seca o cheiro exala e fica somente a quantidade necessária para deixar sua roupa com aquele cheirinho gostoso de sentir. Existem outros aromas nesta mesma maneira em que você encontra facilmente no comércio. 

4 – Evite deixar roupa úmida acumulada

Quando a roupa úmida se acumula com outras, principalmente dentro da máquina ou cesto, acaba criando um cheiro ruim azedo e de mofo. Enquanto a roupa fica acumulando desta maneira, uma grande quantidade de bactérias vão se desenvolvendo entre elas. 

Se você lavar essas roupas, sem uso de amaciante e nem secadores com aroma por causa de irritação na pele, provavelmente suas roupas não ficarão bem limpas e cheirosas apenas com as dicas que já mencionamos acima. 

5 – Deixe suas roupas de molho em água morna 

Embora a roupa de molho em água morna não perfume suas roupas, ela é eficiente para amaciar e, ao mesmo tempo, eliminar germes e bactérias. Esse processo deve ser feito após as roupas serem lavadas com o sabão e enxaguadas. Deixe-as por pelo menos 20 minutos numa água bem morna que ficarão muito mais maciais.

Antigamente, este processo era feito com a roupa encharcada ao sol, o que chamavam de “quarar roupa”. Entretanto, este processo com a água morna é muito eficiente e pode deixar sua roupa bem mais macia que você imagina.

6 – Recorra às bolas de lã secadoras com aroma

Agora está na moda a utilização das bolas de lã secadoras que reduzem o período de secagem das roupas e ainda solta um aroma natural sem a utilização de produtos químicos. Trata-se de um produto ecológico que utiliza algodão e que deixa a roupa muito mais macia. 

Um dos maiores fornecedores deste produto é a Amazon. Este produto ainda desumidifica a roupa com menos tempo. Uma dica extra é colocar um pouco de óleo aromatizando nestas bolas para deixá-las ainda mais perfumadas.

7 – Faça seu próprio amaciante natural

Esta é a nossa melhor dica até aqui, haja vista, que você pode fazer seu próprio amaciante natural sem arriscar ter problemas químicos com sua pele e nem mesmo estragar mais rapidamente suas roupas. 

A receita é composta por óleo essencial e vinagre. Encha um vidro de uns 500ml com água e umas gotas de vinagre e acrescente umas 30 gotas de óleo essencial. Lembre-se de colocar mais vinagre que água em seu frasco de vidro. 

Existem outras receitas de amaciante natural com bicarbonato de sódio, vinagre e óleo essencial. 

Conclusão

Portanto, essas são apenas algumas dicas para que você tenha roupas cheirosas sem que precise utilizar amaciante ou outros produtos químicos.

Deixe um comentário