Trocar rejunte do banheiro: saiba porque é importante

O rejunte é o preenchimento feito com o cimento específico para os frisos (espaços) entre os pisos do revestimento. Com o passar do tempo esse rejunte acaba sujando, soltando e até acumulando odores, fungos e bactérias. A troca é algo fácil e muito importante para a segurança, higienização e durabilidade do revestimento do piso do banheiro.

Anúncio

Existem alguns rejuntes que já vêm prontos e basta ir colocando com a ajuda do bico que vem no formato da embalagem. Contudo, o mais recomendado é adquirir o pacote de cimento branco e preparar o seu rejunte para realizar a troca. Entretanto, existem alguns detalhes importantes para que tudo fique bem feito.

Como trocar o rejunte do piso do banheiro

VEJA TAMBÉM

Anúncio

Para fazer esse trabalho é muito importante observar alguns fatores fundamentais para a eficácia dos resultados. Não basta chegar e aplicar o rejunte, pois, é necessário que alguns passos sejam dados até chegar, de fato, na aplicação do rejunte.

Pode passar um rejunte em cima de outro rejunte?

Muita gente tem dúvidas quanto a passar o rejunte sobre outro já existente. Não aconselhamos essa prática por alguns motivos. O primeiro é que o antigo rejunte pode já está se soltando, mofo e desintegrando. Também, fica muito feio no quesito estética, sobretudo, porque se sobressai de maneira a cobrir ou sobrepor as laterais do piso. 

Como remover o antigo rejunte para colocar o novo?

Para fazer a aplicação do novo rejunte em seu piso do banheiro, será necessário tirar o antigo. Deste modo, você pode utilizar uma espátula, chave de fenda ou mesmo um prego para ir removendo o antigo rejunte. Contudo, fique atento para não descuidar e prejudicar a integridade do piso. Vá removendo aos poucos até que consiga tirar totalmente a camada. 

Como aplicar o novo rejunte de piso?

Como já adiantamos, existem novidades no mercado de rejunte com soluções mais modernas, entretanto, recomendamos a utilização do cimento branco apropriado para rejunte. A forma mais comum de utilização é fazer uma massa homogênea e aplicar com uma espátula de borracha, caso não tenha isso em casa, até um pedaço de sandália havaiana consegue solucionar o problema. 

Antes de aplicar, mesmo tendo já removido o antigo rejunte, recomendamos fazer uma limpeza minuciosa para remover resquícios de poeira. Quanto mais limpo o friso do piso, melhor o rejunte penetrará e garantirá mais segurança. Fique atento para não deixar bolhas. Quando o rejunte não fica bem limpo, arrisca deixar brechas para penetração da umidade e isso faz com que o piso se solte ou quebre com o tempo.

Ao concluir a aplicação com um pano seco remove o excesso de cimento que ficou no piso. Geralmente, este resquício torna-se um pó bem fácil de remover e não gruda no esmalte de seu revestimento cerâmico. Em alguns casos em que fica mais difícil tirar o rejunte, pode usar pano úmido, mas evitando contato com a parte interna do friso.

Preciso melhor o piso antes de rejuntar?

A prática de deixar o friso meio úmido é sempre bem-vinda. Essa umidade, não excessiva, ajuda o rejunte a fixar-se ainda mais dentro da camada. Por isso, molhar um pouco pode ajudar no processo. Às vezes a poeira seca não permite que o rejunte fixe totalmente dentro da cavidade do friso.

4 razões para trocar o rejunte do piso do banheiro

Essa troca de rejunte possui várias razões, mas as mais comuns estão ligadas a fatores de deterioração. Veja abaixo quais os 4 principais motivos para trocar o rejunte do piso do seu banheiro.

1 – Quando está se soltando

O rejunte com o tempo pode começar a se soltar e ficar “fofo” por baixo, facilitando a penetração da água dentro do piso. Quando isso ocorre, por vezes o piso começa a fofar e a se soltar, causando transtornos. Por isso, esse é um dos principais motivos para a troca do rejunte que garantirá a preservação do piso.

2 – Sujeira e odor

A sujeira pode se acumular nos frisos devido à absorção do rejunte, com isso acaba ficando amarelado, mofo e muito sujo. Em alguns casos passa a emitir odor, principalmente, quando as pessoas têm o hábito de urinar no box do banheiro na hora do banho. Tudo isso acaba comprometendo a estética do piso.

3 – Estética

O rejunte de piso, quanto mais novo for, mais proporcionará uma sensação de limpeza e novo para o banheiro. Ademais, existem várias cores de rejunte, com destaque mais comum para o branco, cinza e preto. Você pode aproveitar na mudança de rejunte para trocar a cor. Isso poderá dar o ar de banheiro novo em sua casa.

4 – Sujeira que não remove fácil

Quando passa muito tempo sem que os frisos sejam limpos, ou mesmo devido ao prolongado período feito, as sujeiras não se soltam mais facilmente e acumulam. Com a dificuldade de restauração do rejunte a partir da limpeza, mesmo pesada, o mais indicado é justamente realizar a troca.

Agora que você já sabe como trocar o rejunte de seu piso do banheiro é só colocar a mão na massa e começar a fazer a troca. Seu banheiro ficará mais novo, limpo, higienizado e o mais importante, protegido de problemas maiores como a soltura de pisos. O rejunte é muito importante e necessário. 

Deixe um comentário