Saiba Quais Os Benefícios Da Dieta Baseada Em Vegetais

Uma dieta considerada balanceada é aquela onde estão presentes todos os nutrientes necessários para sustentar o organismo, atuando para que ele trabalhe de forma funcional, sem prejuízo à saúde.

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Qualquer dieta que seja usada para fins de emagrecimento terá perdido a noção de balanceada. O motivo é de que obrigatoriamente, ela terá que ter restrição de algum nutriente, seja ele carboidrato, gorduras ou outros, para dar o resultado esperado: a perda de peso.

A dieta à base de vegetais é conhecida há muito tempo. Tem como característica a oferta de alimentos proporcionalmente mais integrais, normalmente estão presentes nos vegetais.

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Ou seja, ela dimensiona a ingestão ao longo do dia de uma quantidade de frutas, verduras, legumes e grãos integrais, acima das outras, como a hipocalórica, por exemplo.

Apesar do nome, nessa dieta os ovos, laticínios, peixes e carnes podem ser consumidos, mas em quantidade menor.

Essa dieta segue a linha da popular dieta Mediterrânea, também muito popular. E vem sendo adotada não para garantir um emagrecimento, mas como novo padrão alimentar.

Qual a importância dos vegetais na alimentação?

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As frutas, verduras e legumes são essenciais na alimentação humana, por fornecerem vitaminas e sais minerais que outros alimentos não possuem, um dos mais importantes é a fibra.

A adição desses alimentos ao prato usual dos brasileiros, torna a alimentação bastante equilibrada em nutrientes. Mas aqui estamos nos aprofundando na dieta de vegetais. A dieta baseada em vegetais também permite a utilização de castanhas, sementes e grãos integrais, e óleos virgens.

Os defensores da dieta acreditam que ela é capaz de melhorar a saúde, promover aumento energético e prevenir doenças crônicas. Especialistas acreditam que mudar o tipo de alimentação pode ser uma forma de viver mais e com melhor qualidade, além de contribuir para o meio ambiente, uma vez que evita alimentos processados industrialmente.

Quais os vegetais mais importantes para dieta?

De primeira importância para a dieta estão alimentos como os brócolis, o espinafre, a couve, a rúcula, a couve-flor, a berinjela e a abóbora. Todos potenciais fontes de ferro e rico em diversos nutrientes.

Em tese, seria utilizar alimentos que foram plantados e ingeri-los após a colheita.

Embora não seja exatamente uma dieta vegetariana ou vegana, como dissemos, fontes alimentares de origem animal estão bem reduzidas nessa dieta.

Muitos questionam se ela é saudável. Obviamente que sim. O essencial é que a fonte proteica seja oferecida por um substituto à altura de um bom bife, e garantir a ingestão adequada de vitamina B12 fornecida apenas pelos alimentos de origem animal.

Embora um tanto antagônico, é sabido que veganos restritos suplementam a B12 com comprimidos de uso diário. Por ser uma vitamina essencial não pode faltar na alimentação diária.

A dieta em si cresce em popularidade e em praticantes por pregar a diminuição no consumo de alimentos altamente processados e de alimentos industrializados.

Com essa filosofia, os praticantes apostam em criar cada vez mais áreas verdes no munda para produzirem os alimentos essenciais para a manutenção da dieta.

Um movo movimento mundial, que foi bem recebido e chagou ao Brasil com força e bom número de adeptos é “segunda sem carne”, onde uma vez por semana a carne seria retirada do cardápio do dia e substituída por outra fonte proteica.

 

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