Saiba quais frutas que podem ser cozidas

As frutas devem fazer parte de nossa alimentação, haja vista, que são fontes de vitaminas e nutrientes importantes para o desempenho nutritivo de nosso corpo. De igual modo, a utilização de frutas na culinária é uma técnica que pode enriquecer e muito as nossas receitas.

Anúncio

Como as frutas são cozidas é algo muito variável, ou seja, algumas são inclusas em receitas de outros alimentos, tais como bolos e tortas, outras em caldas ou simplesmente cozidas para serem degustadas com canela, por exemplo. Logo, percebemos que essas frutas cozidas variam muito de como são preparadas.

A dúvida de muita gente é sobre quais frutas podem ser cozidas para serem consumidas. Não existe ao certo uma lista de frutas em que dissemos: essa pode cozinhar e essa não! O que vai determinar é o tipo de cozimento e o uso específico.

Anúncio

Algumas frutas, naturalmente, percebemos que não tem como cozinhar mesmo – a exemplo de uma melancia que é em sua totalidade líquido.


Frutas que podem ser cozidas

Deste modo, vamos analisar quais as frutas que podem ser cozidas e quais as mais utilizadas em receitas.

Pera

Pode ser cozida com outras frutas, como a maçã, no suco de laranja para logo após serem tostadas e servidas como sobremesa. Igualmente, pode ser feita a calda de pera para uso em tortas ou mesmo como uma deliciosa sobremesa.

Maçã

Como adiantamos, pode ser cozida com a pera, mas também pode ser cozida para fazer vinagre caseiro, para conservas, tortas, bolos e outras receitas agridoces. Por vezes, a maçã entra em saladas desidratadas com alguns legumes. Assim acaba sendo uma excelente opção.

Pêssego

O pêssego em calda é um clássico, mas quando aquecido para ser servido com mel, gengibre e nozes, fica uma maravilha. Geralmente, o pêssego é assado com o mel e fica uma delícia.

Abacaxi

O abacaxi tostado para ser servido com mel e raspa de gengibre fica uma delícia. É uma das frutas utilizadas cozida em bolo para fazer calda de recheio e faz muito sucesso entre confeiteiros.

Veja como fazer salada de frutas cozida

A salada de frutas cozidas é uma maravilha que muita gente ainda não provou. Geralmente, são utilizados os seguintes ingredientes:

Ameixa seca sem caroço (1 xícara de chá)
Maçã (1 unidade cortada em pequenos pedaços)
Laranja (2 unidades cortadas em picadinho sem a pele branca)
Pêssego (1 unidade em calda)
mel (2 colheres de sopa).
Basta juntar todos os ingredientes e levar ao fogo até levantar fervura. Para concluir coloque uma pitada de curry em pó.

8 comentários em “Saiba quais frutas que podem ser cozidas”

Deixe um comentário