Saiba de que é feita a mortadela

Um dos alimentos mais consumidos no mundo é a mortadela, sobretudo, no Brasil que as pessoas amam consumir nos lanches feitos com pão. Esse alimento está na ordem dos embutidos e muita gente consome, contudo, não sabem de que é feito esse alimento. Portanto, nossa missão é fazer com que você saiba de que é feita a mortadela. 

Anúncio

O alimento é uma iguaria que teve origem na Itália, segundo fontes pesquisados pelo GRC, é de origem da região da Bolonha. Visualmente, já podemos ter uma dica de que se trata de um alimento que reúne proteínas animais, haja vista, a presença de pedaços de gordura visíveis.

Deste modo, a mortadela original se baseia em carne e gordura suína, sendo que pode ter acréscimo de emulsão de torresmo e tripas cozidas. 


Anúncio

Atualmente, existem mortadelas que são feitas a partir de carne de frango e até bovina. O processo de fabricação mais comum, entretanto, reúne várias aparas de carnes, seja de porco, boi ou de frango.

No caso das mortadelas feitas com porco, ocorre com muita frequência a utilização de partes da barriga, vísceras e outras aparas. Isso ocorre porque além de aumentar o sabor, torna-se mais barato.

Como as mortadelas são fabricadas

O processo consiste em triturar todos esses miúdos da carne, seja de porco ou frango, em seguida realizar a moagem. Por isso, é muito parecido com a forma de fabricação de salsichas que conhecemos. A mortadela que leva carne bovina é classificada como Bologna, geralmente, mistura-se carne de boi e porco. 

Uma das mais conhecidas e que se popularizou muito, é a mortadela tipo italiana, que reúne cortes de diversos tipos de carne. A mortadela considerada de alta qualidade, possui cerca de 35% de aparas de carne suína, 15% de barriga de porco, 10% de vísceras (tripas) e 20% de gorduras visíveis, geralmente do pescoço suíno. 

Mortadela tem carne de cavalo?

Muita gente faz questão de espalhar essa informação, contudo, sabemos que não é verdadeira, pelo menos no Brasil. Isso ocorre porque o processo de fabricação da mortadela segue sob a fiscalização dos órgãos de vigilância sanitária e do Ministério da Saúde.


Para fazer esse tipo de uso, o fabricante precisaria informar aos clientes a presença de carne de equídeos 

No Brasil é permitido a comercialização de carne de cavalos, contudo, são apenas cinco estabelecimentos de abate que possuem autorização do Ministério da Agricultura.

Essa é uma carne que embora não faça mal à saúde como muitos julgam, mas por questões culturais não é apreciada no Brasil. 

Portanto, você já sabe do que é feita a mortadela e como é fabricada. Trata-se de um alimento que não é bem recomendado, haja vista, ser parte de alimentos embutidos que recebem muitos aditivos químicos.

Os conservantes, emulsificantes, ligantes e muitos outros ingredientes químicos, podem provocar sérios problemas à saúde a longo prazo. 


Deixe um comentário