Saiba como limpar corretamente as roupas de frio

As roupas de frio são utilizadas quando chega o inverno e, na maioria das vezes, pode estar há muito tempo no guarda-roupa. Deste modo, em muitos casos existe a necessidade de lavá-las devido ao longo período que estão sem serem usadas. Essas peças de roupas de inverno podem apresentar cheiro de mofo, acumular poeira e outros. Por isso, é importante que você saiba como limpar corretamente as roupas de frio. 

Anúncio

Existem vários tipos de roupas para o período de inverno, mas as mais comuns são de lã e couro. Assim, é necessário saber como praticar cada tipo de limpeza conforme a necessidade de cada vestimenta. Os agasalhos de frio também costumam sujar com frequência no cotidiano e, por isso, existe a necessidade de limpeza constante.

Como limpar roupa de frio

VEJA TAMBÉM

Anúncio

O primeiro passo é identificar o material de sua roupa de frio, haja vista, que a maioria é projetado para promover o isolamento térmico e impedir a penetração do frio no corpo. Como já adiantamos, as mais comuns são a lã, algodão, poliéster e nylon. Entretanto, existem outros materiais menos conhecidos como Goretex e Cashmere. 

Para cada tipo de material existe uma forma específica de aplicar a limpeza e não estragar sua pela de frio. Uma dica especial é sempre observar as recomendações do fabricante para fazer a limpeza. Isso é muito importante para aplicar a forma e os produtos de limpeza certos para cada tipo de tecido da roupa de frio.

Lavagem de roupas de frio de lã

Para lavar roupas de frio feitas de lã é preciso saber o passo a passo e com isso impedir que elas possam encolher ou sofrerem qualquer outro dano. Inicialmente, observe corretamente as instruções do fabricante.

Preferencialmente essas roupas devem ser lavadas à mão, entretanto, caso prefira lavar na máquina, utilize um ciclo leve. Prefira utilizar produtos de limpeza, como detergente de roupas suave, apropriado para roupas de lã que sejam totalmente compatíveis para o tecido. Caso prefira, sempre utilize água morna para melhor resultado de sua lavagem. 

Lavagem de roupas de frio de algodão

Para a lavagem de agasalhos com material em algodão utilize a mesma recomendação, sempre se lembrando de seguir as recomendações dos fabricantes. Por se tratar de roupa de algodão em que a tinta solta mais facilmente, não se esqueça de separar por cores quais peças serão lavadas. 

Na hora da lavagem procure colocar as peças de roupas pelo avesso, haja vista, que isso poderá impedir que as cores desbotem ou mesmo estampas soltem. Feito isso, o próximo passo é definir a lavagem com água morna ou fria. Igualmente, é importante promover a lavagem por meio manual ou na máquina, escolhendo sempre um ciclo mais leve.

Preferencialmente, utilize um detergente de roupas mais suave, mas pode utilizar o sabão em pó. O processo de enxágue precisa ser bem feito para não deixar resquícios de sabão. Prefira realizar a secagem em local arejado e com sombras para evitar que a roupa fique encolhida com exposição ao sol. 

Como lavar roupas em dia frio?

Os dias frios e muitas vezes chuvosos são os piores para lavar roupas, contudo, não lavar é ainda pior devido à umidade que pode causar mofo. Para lavar roupas em dias frios observe primeiro o tempo, veja as possibilidades de secagem, planeje sempre de forma antecipada, prefira máquina de lavar, opte por água morna e se tiver um umidificador utilize-o. 

Essas são algumas dicas para quem deseja lavar roupas de frio e não sabe como fazer esse procedimento. Observe bem cada passo e tenha suas roupas de inverno sempre limpas para evitar odores da umidade. Com essas dicas você consegue deixar suas roupas impecáveis e nunca ficar sem agasalhos no período de frio. 

Deixe um comentário