Quer uma carne macia? Saiba quais as melhores!

Na hora de escolher um corte de carne bovina que seja macia, suculenta e deliciosa, certamente, você fica todo perdido. Entretanto, existem vários cortes de carne que podem ser classificados como macios. No entanto, entre todas as carnes bovinas, a considerada mais macia, sem dúvidas é o filé-mignon. 

Anúncio

O corte é muito macio e mais magro, igualmente, muito suculento. Em algumas partes do Brasil o filé-mignon recebe outros nomes conforme a região e até devido à proximidade com outras carnes. Por vezes o filé-mignon é confundido com o contra-file que fica mais acima na parte traseira do gado.

Saiba qual a carne de segunda é a mais macia

VEJA TAMBÉM

Anúncio

Como já mencionamos, o filé-migon é a carne mais macia do gado, entretanto, é considerado um corte nobre e mais caro. Entre as chamadas carnes de segunda, podemos destacar a fraldinha como a mais macia. Essa é uma carne muito macia e suculenta, não deixando a desejar em relação a outras carnes. 

A fraldinha pode ser preparada de diversas maneiras, sendo as mais comuns na chapa, cozida ou os bifes fritos na frigideira. Algumas pessoas costumam fazer a fraldinha assada ao optarem por uma carne mais magra. Portanto, se você quer uma carne mais barata e que seja macia, a fraldinha é a melhor opção.

Carne mais macia para bife

Sem dúvidas o filé-mignon ainda é uma carne que dá um excelente bife. Mas existem outras opções, tais como a alcatra. Trata-se de uma carne muito macia e suculenta e que rende deliciosos bifes. Outros cortes macios para bife incluem coxão mole e patinho, esse último é muito mais saboroso que outras carnes.

Uma dica especial é saber se a carne é de gado novo ou velho, haja vista, que gado mais velho possui carnes que tendem a serem mais duras. Para saber se a carne é de um gado novo, como novilha, por exemplo, observe a cor da gordura. Se for uma gordura com amarelo mais intenso, isso significa que é de um gado mais velho. As gorduras mais claras são de gado mais novos. 

Qual corte é melhor: acém ou paleta

Essa pergunta é relativa, pois, depende da finalidade de preparo da carne. Para quem pretende fazer um cozido, por exemplo, a paleta é mais indicada. Ela possui quantidade menor de gorduras internas, assim, essa gordura deixa a carne mais macia e saborosa.

Quem pretende fazer um ensopado leve, por exemplo, pode recorrer ao acém. Ele é um corte nobre da parte dianteira do gado. Também é excelente para fazer carne moída ou hambúrguer caseiro. 

Deixe um comentário