Organização em dia! Algumas dicas para manter sua casa organizada

 

Anúncio

Com o vai e vem do dia a dia é extremamente difícil manter a casa em ordem, ainda mais quando se tem crianças morando nela. Pensando nisso, preparamos para você umas dicas valiosas de como você consegue manter ao máximo a organização do seu ambiente.

 

Anúncio

Manter uma casa organizada pode não ser uma tarefa fácil, ainda mais quando se estuda ou trabalha fora, e quando o tempo precisa ser conciliado com outras atividades. Veja como manter um padrão de organização pode ajudar você e sua família a ter uma casa sempre limpa e organizada.

Selecione a opção abaixo: 

Escolha a opção acima e você será redirecionado(a) para um conteúdo do nosso blog, onde mostramos algumas dicas para ir bem na sua Entrevista de Emprego.

Dicas para manter sua casa organizada

As dicas a seguir são apenas ideias que podem dar certo na sua casa. É importante reparar os padrões e ir adaptando, observando com cautela o que tem dado certo e o que não tem sido eficaz para você. O desafio de manter uma casa organizada é de todos que moram nela, então é importante cada um fazer sua parte.

 

Se você nunca tentou manter um padrão de organização antes é importante criar uma rotina ou uma lista de tarefas para garantir de que as tarefas básicas serão realizadas, evitando que nenhuma seja esquecida. Existem alguns aplicativos capazes de te lembrar sobre suas tarefas de casa a fazer.

Aplicativo de Celular

Todoist

Nunca mais deixe de realizar nenhuma tarefa com o auxílio do Todoist.

Você permanecerá no mesmo site

Comece desapegando do que não é mais útil

Muitas pessoas tem um pouco de dificuldade de desapegar de certas coisas, o que ajuda a manter usa bagunçada. Muitas vezes são itens que não tem mais utilidade alguma e só ficam ocupando espaço que poderia ser utilizado para outros fins e acumulando poeira em lugares indevidos.

 

Liberte-se destes itens e entenda que para uma casa organizada você não pode armazenar itens velhos. Faça uma limpa em seus itens,veja o que não faz mais parte do cotidiano seu e da sua família e dê um jeito de desapegar, fazendo uma doação, vendendo ou até mesmo, se não houver mais serventia,jogando no lixo.

Use e abuse da multifuncionalidade dos móveis

Se você vive em um lugar pequeno,como um apartamento, para seu espaço se manter organizado você terá de optar por móveis multifuncionais. Nada de escolher móveis extremamente grandes,e  que ocupam um espaço desnecessário dentro da sua casa, use seu espaço com inteligência.

 

Se em um mesmo móvel você consegue colocar seu microondas, suas panelas e mais alguns itens, escolha ele, por exemplo. Muitos móveis contam com esta versatilidade, permitindo que você use de diversas formas e ganhe espaço dentro da sua casa, podendo utilizar de diversas formas.

Faça o básico diariamente

Por mais que a rotina seja puxada,para manter ao máximo a organização do seu espaço você precisa mobilizar moradores e manter o básico bem feito diariamente. É necessário manter a louça sempre limpa, jogar comidas velhas ou vencidas na geladeira fora, e manter uma rotina par lavagem de roupas.

 

Varrer e passar um pano no chão também contribui para manutenção diária da manutenção da sua casa, principalmente quando se têm pets, que acabam soltando bastante pêlo e gerando acúmulo de poeira no ambiente. Manter estas tarefas feitas diariamente ajuda na hora de realizar as demais.

Organize seus itens em caixas

Tenha caixas para organizar seus itens, seja na cozinha, seus itens pessoais ou até mesmo os brinquedos das crianças, as caixas organizadoras ajudam e muito no quesito organização do espaço. Além de te garantir mais espaço, permite que você separe por categoria e tenha acesso rápido aos itens.

 

Separe em caixas ou em cestos específicos também as roupas para lavagem, pois isso te permitirá maior controle de limpeza de roupas da sua família. Crie um cronograma para lavagem de roupas, principalmente se vive você e mais pessoas, ou seja, se a sua família for grande.

Evite a poluição visual

Quanto mais itens e móveis desnecessários você tem, mais bagunça se gera e mais poluição visual será vista em seu ambiente. Além de claro, mais trabalho para limpar. Se você deseja viver num ambiente equilibrado, sem poluição visual e harmoniosa, opte por menos móveis, e por decorações mais minimalistas.

 

O acúmulo de itens desnecessários, o excesso de decoração e outros detalhes podem impactar diretamente em como ficará seu ambiente. Escolha, dentro do seu gosto, uma decoração harmoniosa, fácil de ser mantida, que proporcione um ar de limpeza e de cuidados.

Envolva todos os membros na organização do lar.

Equilibre seu ambiente

 

 

Para manter sua casa sempre limpa e organizada, muitos fatores devem ser levados em consideração, e não somente as tarefas domésticas. A decoração que você escolhe,as cores escolhidas, a quantidade de móveis e como você os espalha pela casa impactam diretamente em como será sua organização.

 

Não anule seu estilo, escolha dentro do que te agrada itens mais minimalistas e de fácil manutenção e limpeza fácil. Nossa casa é onde seremos sempre acolhidos, então ela precisa ter a nossa identidade, mas claro, sem perder a limpeza a organização diária para bem estar de todos. Como você ajuda a manter a organização do seu lar?

Perguntas Frequentes:

Estabelecer uma rotina diária é fundamental. Divida as tarefas de organização ao longo da semana, dedicando um tempo específico para cada ambiente da casa. Por exemplo, reserve alguns minutos todas as manhãs para arrumar a sala de estar e programe uma faxina mais profunda aos finais de semana.

 Adote a regra de “um item entra, um item sai”. Sempre que adquirir algo novo, considere doar ou descartar algo que não é mais útil. Além disso, reserve alguns minutos por dia para devolver itens ao lugar certo, evitando que a desorganização se acumule.

 Priorize móveis multiuso e soluções de armazenamento vertical para otimizar o espaço. Utilize caixas organizadoras transparentes para facilitar a identificação de itens e evite acumular objetos desnecessários. Manter apenas o essencial contribuirá para uma sensação de amplitude.

 Estabeleça responsabilidades para cada membro da família, incentivando a colaboração. Crie um cronograma de limpeza compartilhada e transforme as tarefas em algo divertido, como um jogo. Envolva todos na definição de regras e metas para manter a casa organizada.

 Implemente um sistema de arquivamento eficiente para documentos importantes. Utilize pastas ou caixas separadas para categorias específicas, como contas, documentos médicos e recibos. Digitalize documentos sempre que possível para reduzir a papelada física e facilite o acesso rápido às informações quando necessário.

Artigos do Site