Maneiras de impedir que o seu gato arranhe os móveis de casa

Os gatos precisam arranhar para marcar seu território, bem como para remover a camada de células mortas de suas garras. É importante que você saiba que isso é natural e ele não está estragando seus móveis de proposito.

Anúncio

Mesmo assim é complicado ver o bichano passando suas garras em nossos sofás, poltronas ou qualquer móvel que seja fácil de arranhar. Móveis e outros objetos na casa podem se tornar alvos de seu desejo de arranhar. Estas dicas podem ajudar a mitigar qualquer dano.

Pensando nisso, resolvemos te dar algumas dicas para evitar que seu gato arranhe seus belíssimos móveis e acabe até estragando objetos. Para tanto, vamos ver quais as soluções mais eficientes.

Anúncio

O que faz os gatos arranharem?

Os gatos naturalmente marcam seu território, e sua casa não é exceção. À medida que se movem, suas garras deixam marcas de arranhões e feromônios das glândulas odoríferas, enviando uma mensagem a qualquer outro visitante felino de que este território pertence a eles.

Mesmo que seus gatos sejam mais tranquilos, este é um comportamento importante que os mantém mental e fisicamente saudáveis. Coçar não é apenas um comportamento natural para os gatos, mas também tem benefícios físicos, pois ajuda a remover as camadas externas de suas garras, deixando-as afiadas e prontas para a ação.

Forneça superfícies adequadas para seu gato

Incluir um arranhador em sua casa é uma obrigação se você quiser evitar que seu gato arrume problemas com os móveis. A corda de sisal enrolada firmemente em torno de um poste é quase tão resistente quanto a um tronco de árvore e as versões de papelão são práticas, funcionais e dietéticas para substituir quando necessário.

Polvilhar um pouco de Catnip no arranhador também é uma ótima maneira de atrair a atenção do seu animal de estimação.

Brinquedos estimulantes

A natureza curiosa dos gatos pode ser vista através de suas reações ao som, cheiro, textura e movimento. Para manter seu animal distraído com outras coisas e não os móveis e outros objetos, ofereça uma variedade de brinquedos, como aqueles com Catnip, Sisal entre outros, pode ser uma ótima fonte de entretenimento.

Disfarçando seus móveis

Folha de alumínio e filme plástico geralmente não são preferidos pelos gatos devido ao seu som e textura. Embora o filme plástico possa agarrar a pele dos gatos, ele representa um risco de asfixia, por isso, é importante monitorar o tempo todo.

Como alternativa, coberto com uma folha ou capa de móveis de plástico pode ajudar na adaptação de seu gatinho ao arranhador, embora possa inicialmente assustá-lo.

Corte as unhas do seu gato regularmente

Cortar as unhas do seu gato pode ajudar a reduzir as células mortas e diminuir a necessidade de coçar para o mesmo propósito. Depois que seu amigo felino se familiarizar com o corte de unhas, ele ficará mais relaxado.

Pode até ser agradável para ele, especialmente se a recompensa é um lanche delicioso. Se você não sabe como fazer isso, procure locais e especialistas para ajudá-lo.

Tentativas caseiras de aparar as unhas do animal podem causar danos ou angústia devido à presença de um vaso sanguíneo dentro da unha que pode ser prejudicado por um corte errado, levando a dor e sangramento.

Deixe um comentário