Insolação: o que é, e quais perigos pode causar.

Nas fortes ondas de calor que temos vivido no Brasil nos dias que se passaram, muito se tem falado nos jornais e noticiários sobre insolação. Pelo nome, sabemos que é algo relacionado ao excesso de sol, mas o que exatamente significa e quais os males ela pode causar, de fato? Hoje falaremos um pouco mais sobre isso.

Anúncio

A temperatura corporal considerada normal em um ser humano é de no máximo 37 graus, ou seja, é considerado insolação quando a temperatura ultrapassa 40 graus, o que provoca uma falha na transpiração corporal. Onosso corpo fica impedido de transpirar.

Os dois tipos de insolação

Anúncio

A insolação é dividida em dois estágios,e você vai saber por qual estágio está passando analisando os sintomas. Em ambos os casos o indivíduo tem uma perda muito grande líquidos corporais, confira abaixo os dois tipos:

As temperaturas podem exceder até 5 vezes o normal.

1. Insolação Leve

Na insolação leve você vai notar que os sintomas são parecidos com os de uma desidratação.Neste caso é importante tentar resfriar o corpo imediatamente, bebendo bastante água e se mantendo em lugares arejados. O índiviuo costuma sentir dores de cabeça e náuseas.

 

Aplique compressas de água fria na testa, axilias, virilhas e pescoço. Em seguida é recomendado que a pessoa seja envolvida em uma água fresca e mantida ali até recuperar ua temperatura corporal normal. Em casos mais graves procure uma emergência e explique o ocorrido.

2. Insolação Grave

Em casos mais graves, o indivíduo vai demonstrar reações muito mais intensas, como palidez, fraqueza muscular, podendo até sofrer desmaios e em casos mais graves çevar a pessoa a óbito. Neste caso é 100% recomendado que o indivíduo seja encaminhado para uma emergência médica imediatamente.

Se você presenciar alguém sofrendo uma insolação grave, preste primeiros socorros imediatamente, e certifique-se de que o indivíduo conseguiu restaurar sua temperatura corporal de maneira certa

Tome cuidado com a insolação.

E quando passa?

A insolação costuma passar em um ou dois dias no máximo, mas vale ressaltar que o indivíduo precisa manter a hidratação de maneira adequada, e garantir que a sua temperatura corporal esteja normalizada.  Vale ressaltar que a insolação pode ser evitada de forma mais eficaz se mantendo em lugares frescos e arejados.

 

As ondas de calor que chegarão fim de semana são um forte causador de insolação, então proteja-se e proteja sua família e animais de estimação, mantenha todos com a hidratação em dia e evite a exposiçõo ao sol em horários intensos.