Fazer a Antecipação do FGTS vale a pena?

Separamos algumas vantagens e desvantagens da antecipação do FGTS para você, que está na dúvida sobre aderir ou não ao serviço, que vêm sido oferecido pelos bancos com frequência.

Muitos bancos, tantos físicos quanto digitais, vêm oferecendo agora para seus usuários uma modalidade de empréstimo, que permite fazer a antecipação do FGTS. Confira um pouco mais neste artigo se vale a pena ou não aderir á antecipação, separamos uns prós e contras para você analisar e decidir aderir ou não ao saque.

Anúncio

Antecipação do FGTS App
Tenha acesso á seus valores disponíveis no App para Antecipação do FGTS.

Ter o dinheiro do FGTS agora em mãos te ajudaria de alguma forma? Ás vezes, quando mais precisamos, recebemos aquela proposta tentadora do nosso banco para aderir á um dinheiro extra ou até mesmo a um Empréstimo.

Recentemente os bancos vêm oferecendo a seus usuarios com certa frequência a opção de Antecipação do FGTS, o que acaba gerando muitas dúvidas nos usuários: quais as vantagens de fazer esta antecipação? Quais as desvantagens?

Anúncio

Vamos falar primeiro algumas desvantagens que você terá fazendo a Antecipação do FGTS, mas primeiro vamos entender melhor o contexto?

O que é FGTS?

O FGTS (Fundo de Garantia por Tempo  de Serviço) nada mais é do que um fundo que garante uma estabilidade maior ao trabalhador que foi demitido sem justa causa, em uma conta vinculada ao seu contrato de trabalho. Em cada mês vigente em que o empregado está exercendo sua função, o contratante deposita uma porcentagem (8%) do salário nesta mesma conta,o que constitui o valor final, que pode ser utilizado pelo trabalhador em algumas outras situações, além do encerramente do contrato com a empresa.

Como funciona a Antecipação do FGTS?

Esta modalidade de Antecipação do FGTS está disponível para todas as pessoas que trabalham ou já trabalharam em algum momento de carteira assinada, e tenham saldos disponíveis em suas contas de contrato de trabalho. O Saque-Aniversário é a modalidade em que permite fazer este saque sem encerramento de contrato, podendo ser depositado uma vez ao ano,próximo ádata de aniversário( pago pela Caixa Econômica Federal), ou até mesmo sendo solicitado por outro banco, podendo cair até no mesmo dia em sua conta.

Confira aqui se você tem saldo de FGTS.

Desvantagens da Antecipação do FGTS

Apesar do alívio financeiro que a Antecipaão do FGTS vai te trazer, algumas desvantagens também precisam ser consideradas.

1. Seu saldo ficará bloqueado até quitar a dívida

Sim, essa é uma das péssimas notícias. Se você estiver empregado e precisou sacar por qualquer que seja o motivo, o valor que a empresa depositou para você até a data da atencipação do FGTS ficará retido, ou seja, vocÊ só terá acesso á esse valor depois de quitar todas as parcelas da antecipação. Os valores depositados pelo seu contratante depois dali ficarão disponíveis para você fazer um novo saque futuramente, mas vale a pena ressaltar que também ficará retido, como o primeiro, e assim sucessivamente.

2. A Antecipação acarretará em juros

Assim como em qualquer empréstimo comum, a antecipação do FGTS te trará juros, ou seja, a porcentagem que ficará para o banco pelo qual você executou a transação pode ser expressiva.As taxas vão variar de acordo com o banco de origem, mas em geral, oscilam entre 1,69% e 1,79% ao mês

3. Se você for demitido, não terá acesso ao valor que já antecipado

Se por algum motivo você for desligado da sua ocupação atual, você não terá acesso aos valores que já antecipou, ou seja, esses valores também ficarão retidos até a quitação completa da dívida. Se depois da antecipação do FGTS você já recebeu outras parcelas, na hora da sua demissão você só terá acesso á elas, então é sempre bom pensar se naquele momento é realmente necessário aderir ao saque.

Vantagens da Antecipação do FGTS

Não existe só o lado ruim da antecipação, mas também existe os pontos positivos. Você deve botar na balança os prós e os contras na hora de optar em seguir com a transação. Confira alguns pontos positivos em antecipar o FGTS.

1. Os juros são mais baixos

Se compararmos as taxas de juros de um empréstimo comum e do empréstimo com garantia de FGTS, veremos que as taxas são expressivamente mais baixas, apensar de ambos apresentarem juros. Se você precisa ter dinheiro na mão de maneira prática, mas sem pagar  taxas abusivas para isso, a antecipação do FGTS é uma ótima saída.

2. Você pode fazer se estiver negativado

Um dos principais desafios hoje para quem está com o nome sujo é conseguir um empréstimo. Se este é o seu caso, antecipar seu FGTS resolve seus problemas. Não é feita consulta ao SPC e Serasa na hora da contratação, o que permite uma facilidade para quem está com alguma pendência no CPF, e precisa de dinheiro de maneira prática e fácil.

3. Você vai poder fazer a antecipação de várias parcelas do seu FGTS

Na modalidade saque-aniversário comum, você saca apenas uma vez ao ao, em uma data próxima ao seu aniversário. Aderindo á antecipação do FGTS, você vai poder adiantar várias parcelas de uma vez só, que pode te auxiliar na quitação de dívidas,compras á vista ou até em algum investimento que você queira fazer!

E depois de todas estas informações, você já tem sua decisão?O que se sobressai neste contexto, as vantagens ou as desvantagens? Se você de fato precisa de um empréstimo a Antecipação do FGTS é uma ótima saída para resolução dos seus problemas financeiros, e atéum investimento á longo prazo.