Esteja atento aos sinais: saiba quado seu pet precisa ir ao veterinário

Anúncio

Estar atento á saúde do seu elhor amigo é prolongar sua vida, e proporcionar á ele os melhores momentos possíveis para um animal.Observe os comportamentos do seu pet, seja ele gato ou cachorro, e esteja atento á possíveis doenças que podem aparecer silenciosamente.

Manter visitas regulares ao veterinário pode prevenir o agravamento do quadro de doenças graves ou até mesmo prevenir o contágio dessas doenças. Estar com os exames e a saúde em dia é essencial para a vida animal.

Selecione a opção abaixo: 

Escolha a opção acima e você será redirecionado(a) para um conteúdo do nosso blog, onde mostramos alguns sinais de que é hora de levar seu gato ou cachorro á um veterinário.

Por que manter a saúde animal em dia

Assim como a saúde dos seres humanos, a saúde dos animais também exige certos cuidados para se manter e prolongar seu tempo de vida. É importante que os donos de pet estejam atentos á sinais de possíveis doenças que possam acometer seus amigos silenciosamente e buscar tratamento com um médico veterinário o mais rápido possível. O diagnóstico em muitos casos, quanto mais precoce é dado, aumenta as chances de sobrevivência.

Buscar atendimento veterinário para seu pet é garantir que ele terá alívio dos sintomas, por mais silenciosos que eles sejam, e ajuda a promover a reestruturação da saúde do animal. Apenas um médico veterinário é capaz de dar um diagnóstico assertivo e passar a medicação correta para manutenção da saúde do seu bichinho.

Aplicativo de Celular

Meu Pet

Receba notícias atualizadas sobre comportamento e saúde animal, e tenha controle da saúde do seu bichinho na palma da mão.

Você permanecerá no mesmo site

Previna doenças

Manter uma rotina de visitas eventuais ao veterinário permite que qualquer doença seja diagnosticada precocemente, evitando que os danos sejam maiores e até mesmo evitando o óbito. Além disso, é importante manter os exames do seu pet em dia, e caso ele tome medicações constantes fazer o controle das dosagens com o médico veterinário.

Acompanhe a saúde oral

Assim como os seres humanos, os animais também podem ser acometidos por problemas bucais, principalmente por que eles não possuem uma rotina de higiene oral constante. O médico veterinário coonseguirá detectar quaisquer problemas nos dentes e cavidade oral do seu bichinho, evitando o agravamento dos quadros.

Monitoramento

Caso seu pet seja diagnosticado com uma doença crônica ou algo que não tenha cura, é importante levá-o eventualmente para as consultas a fim de fazer o controle de sua saúde, dosagem dos medicamentos e alteração, e acompanhar a regressão da doença. Muitas doenças não apresentam uma cura efetiva mas podem ter seus sintomas minimizados.

Conselhos nutricionais

COmo alguns seres humanos, muitos pets também apresentam problemas na balança, e precisam fazer uma dieta rigorosa, seja ela para perder ou para ganhar peso. O acompanhamento com o veterinário irá garantir que os exercícios certos sejam recomendados e uma dieta rica em calorias ou para emagrecimento seja passada.

Seu melhor amigo precisa ser acompanhado por um profissional especializado.

Esteja sempre atento

Manter a saúde animal pode ser um desafio e tanto, aindamais quando se tem mais de um bichinho de estimação. É importante que todos sejam acompanhados por um médcio especializado, além de ter seus comportamentos observados pelos seus tutores, afim de detectar qualquer atitude suspeita, que possa significar a presença de alguma doença.

Por mais que seu bichinho não apresente nenhum comportamento que te leve a crer que ele está doente, faça visitas ao veterinário regularmente e mantenha os exames em dia para prolongar a vida do seu pet e mantê-lo livre de doenças e problemas crônicos.

Perguntas Frequentes:

O ideal é levar seu pet ao veterinário pelo menos uma vez por ano para exames de rotina. Animais mais jovens, idosos ou com condições médicas específicas podem exigir consultas mais frequentes.

 Sinais de urgência incluem dificuldade respiratória, ferimentos graves, ingestão de substâncias tóxicas, convulsões, vômitos persistentes, diarreia intensa, entre outros. Se notar qualquer comportamento anormal, é recomendável procurar ajuda veterinária imediatamente.

Durante uma consulta de rotina, o veterinário realizará um exame físico completo, discutirá a saúde geral do animal, atualizará vacinações, discutirá dieta e comportamento, e pode recomendar exames adicionais, se necessário.

 Acostume seu pet à caixa de transporte, faça visitas ao veterinário positivas com recompensas, e mantenha a calma durante o transporte. Leve consigo informações sobre o histórico médico, comportamental e alimentar do animal.

Exames preventivos, como hemogramas e exames de urina, podem detectar problemas de saúde antes que se tornem graves. Esses testes ajudam na prevenção, diagnóstico precoce e tratamento eficaz de diversas condições, contribuindo para a saúde a longo prazo do seu pet.

Artigos do Site