Equipamentos e roupas necessárias para andar de bicicleta

Não existe experiência mais satisfatória, que retira todo estresse e ansiedade, que dar uma bela pedalada com sua bicicleta. Se o passeio for em lugares com contato com a natureza é ainda mais gratificante e uma vez que você começa não deseja mais parar.

Anúncio

Tornar-se um ciclista praticante, seja com grupo de pessoas com o mesmo interesse, sozinho ou em família, é sempre ótimo. Existem diversos benefícios em praticar o ciclismo amador e sair por aí sentindo o vento no rosto. Se você ainda não começou a viver essa sensação, vamos te ajudar a dar os primeiros passos.

Nossa missão é te informar quais os equipamentos e roupas necessárias para andar de bicicleta e se divertir a vontade. Essa é uma das melhores experiências que você poderá ter em sua vida, mas para tanto será necessário se preparar corretamente. Além dos equipamentos necessários é bom ir se acostumando a atividade aos poucos.

Anúncio

Pessoas mais sedentárias, que quase não praticam nenhuma atividade física, devem começar aos poucos a andar de bicicleta. Fazer longos percursos pode resultar em câimbras, dores musculares e exaustão. Muita gente desiste logo no primeiro passeio após sentir esses sintomas. Mas, isso ocorre porque começam com muita “sede” de andar e acabam forçando o corpo.

Quais equipamentos preciso para andar de bicicleta?

Inicialmente, você precisa, obviamente, ter uma bicicleta, preferencialmente especial para essa prática. Geralmente, possuem aro maior e muitas marchas para você controlar o esforço físico feito ao pedalar.

Dito isso, sua bicicleta precisa de alguns equipamentos essenciais para o bom desempenho e até segurança ao praticar o ciclismo. Existem itens que são fundamentais a todo ciclista, senão vejamos:

Capacete

O capacete é muito importante para garantir sua segurança. Por mais que uma bicicleta não seja um veículo motorizado, uma queda de mal jeito pode causar um impacto na cabeça e isso lhe trazer algum problema de saúde. Atualmente, os capacetes para ciclistas estão mais confortáveis, versáteis e até mais estilosos. Como são muito leves e possuem, inclusive, entrada de ventilação, você até se esquecerá que está usando.

Lanterna de sinalização

Independente do horário que você pratique o ciclismo, é muito importante que sua bicicleta possua uma lanterna de sinalização. Esse equipamento permite que veículos automotores possam ver que você está ao lado da pista ou estrada. Esse é um equipamento necessário e obrigatório para todo ciclista.

Equipamento para manutenção das rodas

Ter jogo de chave ou alavancas para pneus é muito importante para realizar as trocas ou reparos quando o pneu furar. A gente sabe que pneu de bicicleta pode furar com maior facilidade e você não quer ficar na estrada empurrando sua bike.

De igual modo, tenha sempre na sua bolsinha uma câmara de ar reserva ou cola para a manutenção. Levar uma bomba de ar ou CO² é muito importante para encher o pneu que você fez a manutenção.

Roupas

A roupa apropriada para fazer suas pedaladas é muito importante também. É preciso valorizar o uso de roupas leves feitas apropriadamente para essas atividades. São materiais leves e que não acumulam suor. As bermudas possuem forro acolchoado que permite mais conforto e evita até desgaste da pele e assaduras.

Igualmente, as camisetas possuem a mesma dinâmica, sendo coladas ao corpo para permitir melhor aerodinâmica e cortar o vento. A malha utilizada é a mesma de bermudas e calças, não permitindo que o corpo acumule suor.

Demais acessórios fundamentais

  • Luvas – impede que suas mãos desenvolvam calos;
  • Óculos – servem para impedir que o vento incomode seus olhos e até de insetos e mosquitos;
  • Sapatilhas – São usadas para permitir que você pedale de maneira mais confortável.

Esses são alguns itens básicos que você precisa ter para começar sua jornada como ciclista e ter mais saúde física e mental. Uma das melhores atividades ao ar-livre que alguém possa fazer é andar de bicicleta.

Deixe um comentário