Eles não são seus amigos! 15 Sinais de que uma pessoa não é sua Amiga

Em nossa jornada na vida, geralmente fazemos muitas amizades, mas das centenas que fazemos, quem sabe milhares, muitas ao longo do tempo foram acabando.

Anúncio

Muitos pelo desinteresse em continuar a amizade, outros por decepções que sofremos com essas pessoas e muitas outras situações. 

Ter amizades saudáveis e verdadeiras é fundamental para o bem-estar emocional de uma pessoa. No entanto, às vezes é difícil identificar se alguém é realmente seu amigo ou apenas uma presença superficial em sua vida. 

Anúncio

Neste artigo, mostraremos 15 sinais que podem indicar que uma pessoa não é sua amiga, permitindo que você avalie melhor seus relacionamentos e tome decisões mais informadas.


Caso algumas dessas situações tem se encaixado em seu círculo de amizades, é melhor repensar sobre quem você chama de amigo.

Veja os 15 sinais de uma que não é sua amiga

1 – Desinteresse genuíno

Uma pessoa que não é sua amiga geralmente demonstrará pouco ou nenhum interesse real em sua vida, sentimentos ou conquistas. Na maioria das vezes são muito egoístas e amam contar suas conquistas, mas parecem se incomodar com as suas.

De igual modo, acabam se afastando quando você está precisando pelo menos conversar em meio a uma crise pessoal.

2 – Falta de empatia

A falta de empatia é um sinal claro de que alguém não está verdadeiramente comprometido com o seu bem-estar emocional. Essas pessoas não conseguem se colocar em seu lugar e sentir como estariam também em seu lugar.

De alguma maneira, preferem ser completamente indiferentes com o seu momento ruim. 

3 – Te diminuem e fazem chacota de você publicamente

Um “amigo” que sempre te coloca para baixo e ainda fazem chacotas de você publicamente, te expondo a situações de ridículo, não pode ser chamado de seu amigo.

São pessoas que sofrem problemas com a própria autoestima e tentam usar as outras pessoas, até as que chamam de amigos, para descarregarem as próprias frustrações.


4 – Inveja ou competitividade constante

Se uma pessoa parece estar sempre competindo com você ou exibindo sinais de inveja, isso pode indicar que ela não é sua amiga de verdade.

Quando existe uma competitividade na amizade, isso demonstra que seu suposto “amigo” nunca vai querer te ver bem, ou melhor que ele.

A intenção é mostrar que pode ser mais que você em tudo e ele acaba se tornando um inimigo próximo que pode até puxar seu tapete a qualquer momento. 

5 – Falta de suporte emocional

Amigos verdadeiros estão presentes nos momentos difíceis e essa é uma das principais características de uma relação de amizade. Se alguém se afasta quando você mais precisa de apoio emocional, isso pode ser um indicativo de uma amizade superficial.

6 – Ausência de reciprocidade

Relacionamentos saudáveis são baseados em dar e receber, inclusive na amizade. Se você está sempre dando e recebendo pouco ou nada em troca, é provável que a outra pessoa não seja sua amiga.

Na amizade um ajuda o outro e sempre dividem momentos bons e ruins, mas existem aqueles que se dizem amigos que só querem receber e viver momentos de glória, mas nos difíceis te abandonam.

7 – Fofoca constante

Existe uma velha frase, atribuída a Freud, que diz: “Quando Pedro me fala sobre Paulo, sei mais de Pedro que de Paulo”. Essa frase se reflete em nossos círculos de amizade.

Uma pessoa que está sempre fofocando sobre você ou pessoas próximas, não está demonstrando um comportamento amigável e respeitoso. Amigos que costumam fazer fofocas dos outros para você, certamente, fará de você para os outros.

8 – Deslealdade

A lealdade é um elemento essencial em uma amizade ou qualquer outra relação humana. Se alguém frequentemente quebra sua confiança ou não se mantém ao seu lado, é um sinal de alerta.

Essa quebra de confiança ocorre com muita frequência quando envolve negócios ou quando estamos enfrentando dificuldades.

9 – Manipulação ou exploração

Uma pessoa que constantemente manipula ou explora você para seu próprio benefício não está agindo como um verdadeiro amigo.

Para saber se essa pessoa realmente é seu amigo, negue alguns favores ou benefícios para saber se ele realmente gosta de você ou se está apenas se favorecendo da suposta amizade.

10 – Trazem alta carga de negatividade

Talvez, esse seja um dos piores “amigos” que podemos ter em nosso convívio. Não se trata de pessoas que estão enfrentando algum problema, mas aquelas que só trazem cargas negativas.

Elas vivem reclamando da vida, com olhar pessimista para tudo, principalmente quando se trata de observar e desejar sua vida. Pessoas assim são tóxicas e carregadas não só de energias negativas, mas também inveja.

11- Críticas constantes

Embora a crítica construtiva seja importante em uma amizade, críticas constantes e destrutivas podem indicar que alguém não está genuinamente interessado em seu bem-estar.


O intuito dessas pessoas é apenas de desestimular e em muitos casos lhe controlar. Lembre-se que até mesmo na amizade existe a necessidade de limites.

12 – Desrespeito com você

Respeito mútuo é um pilar fundamental em qualquer amizade saudável, haja vista, que esse é um princípio básico para tudo nesta vida. Se alguém não respeita seus limites, sentimentos ou opiniões, essa pessoa não é sua amiga verdadeira.

13 – Influências ruins e desigualdade de caráter

Se você tem um “amigo” que faz coisas que você desaprova e que em muitos casos até te influencia a fazer o mesmo, certamente não é um bom amigo.

A amizade deve ser constituída não apenas por pessoas que pensam iguais, isso é fato! Mas, que te influenciam para fazer coisas erradas, isso é inadmissível. 

14 – Desinteresse em compromissos

Se uma pessoa nunca está disponível quando você precisa dela ou frequentemente cancela planos de última hora, isso pode ser um indicativo de uma amizade superficial.

Algumas pessoas são amigos apenas quando se trata de algo do próprio interesse, deste modo, acabam te abandonando totalmente.

15 – Mente para você

A pessoa que se diz seu amigo e vive mentindo para você, com toda certeza não é seu amigo e em algum momento uma dessas mentiras te envolverá. A mentira é inadmissível em qualquer circunstância, mas numa amizade é ainda pior. 

Portanto, esses são apenas alguns dos principais sinais de que uma pessoa pode não ser um amigo verdadeiro.

Avalie todos esses quesitos, pondere e faça uma análise pessoal e muito detalhada para chegar a conclusão de que alguém é ou não seu amigo de confiança. 


Deixe um comentário