É possível conservar ovo cozido na geladeira

Muitas vezes quando vamos preparar uma receita, ocorre de sobrarem alguns alimentos e isso pode ser um problema de desperdício. Mas, só se tornará um desperdício se não soubermos mantê-lo conservando na geladeira.

Anúncio

Saber como conservar os alimentos é muito importante e além de evitar desperdícios, ainda nos ajuda a economizar mais ao gastarmos menos alimentos. Uma das principais dúvidas das pessoas é quanto ao ovo já cozido. Será que dá para conservar ovo já cozido? 

A resposta é sim! É possível conservar ovos cozidos na geladeira por um período de tempo, e isso é uma prática comum para quem quer ter um lanche rápido e saudável à mão ou para quem gosta de acrescentar ovos cozidos em suas saladas. 

Anúncio

No entanto, é importante saber como armazená-los corretamente para que mantenham a qualidade e a segurança alimentar.

Como conservar ovos cozidos na geladeira

Após cozinhar os ovos, é necessário resfriá-los imediatamente. Isso pode ser feito mergulhando-os em água fria por alguns minutos ou colocando-os em uma tigela com água e gelo. Esse processo ajuda a interromper o cozimento dos ovos e evita que a gema fique com uma coloração esverdeada.

Em seguida, é importante retirar as cascas dos ovos antes de armazená-los na geladeira. Os ovos cozidos não devem ser armazenados com as cascas, pois isso pode aumentar o risco de contaminação bacteriana.

Por quanto tempo os ovos podem ficar na geladeira? 

Os ovos cozidos podem ser armazenados na geladeira por até uma semana, desde que estejam em um recipiente fechado e protegido. É importante que o recipiente seja bem fechado para evitar a absorção de odores e sabores indesejados de outros alimentos da geladeira.

Outra opção é armazenar os ovos cozidos em uma solução de água e vinagre, que ajuda a prolongar sua vida útil. Para preparar a solução, misture uma parte de vinagre com três partes de água e coloque os ovos na mistura. Eles podem ser armazenados na geladeira por até duas semanas.

Benefícios dos ovos cozidos

Os ovos cozidos são uma ótima fonte de proteína, vitaminas e minerais. Eles são versáteis e podem ser usados ​​em muitas receitas diferentes, desde saladas até sanduíches. No entanto, é importante lembrar que, embora os ovos cozidos sejam uma opção conveniente e saudável, eles devem ser consumidos com moderação, pois contém colesterol.

Além disso, sempre verifique a aparência e o cheiro dos ovos antes de consumi-los, pois ovos velhos ou mal armazenados podem causar intoxicação alimentar. E se você tiver dúvidas sobre a qualidade ou segurança dos ovos, é melhor descartá-los e não consumi-los.

Deixe um comentário