Como organizar um almoço de família

Um almoço de família é sempre muito agradável e tem como maior objetivo promover a proximidade. Existe o almoço em que agregam outros familiares além dos que moram na casa, neste caso sogro e sogra, primos, tios, avós e outros. Nosso foco é justamente esses almoços com mais pessoas da família.

Anúncio

Geralmente, o almoço de família é elaborado nos finais de semana, sábado ou domingo, haja vista, que muitos trabalham na semana e já possuem suas rotinas. Portanto, saber escolher um dia certo é a primeira coisa para não cometer gafe. Os dias, além do final de semana, que podem ser marcados esses almoços, são os feriados. 

Antes de marcar um almoço em família, é recomendável que você antecipe muito antes o planejamento e até os convites aos familiares. Quando você planeja muito antes, tem tempo de se preparar para cardápio e demais preparos. Já os familiares também adaptam suas agendas e não são pegos de surpresa.

Anúncio

Saiba como elaborar o almoço em família

Agora que já sabemos como e quando elaborar e planejar o almoço, devemos aprender a parte prática. Assim, vamos observar como idealizar cada detalhe, desde a parte de comidas que serão servidas até o preparo da mesa e demais etapas.

  • Definindo o cardápio

Em um almoço de família o que deve prevalecer é a diversidade nos alimentos e a fartura. Portanto, procure se situar sobre algumas objeções que membros da família pode ter com determinados alimentos. Ao convidar um parente, seja franco e não tenha receio de perguntar se a pessoa ou mais alguém da família tem restrição a algum alimento. 

Já com ma pré-definição de quais alimentos poderão agradar, comece a elaborar os pratos com tempo. O mais indicado é deixar prontos alguns alimentos na noite que antecede o almoço, tais como feijão e outros. Fazendo isso, no dia do almoço você ganha tempo e não fica naquela correria para preparar o almoço.

Existem alguns alimentos que são clássicos de almoço de família e nunca dão errado, entre eles destacamos feijoada, churrasco, lasanha e estrogonofe. Entretanto, você pode mesclar um pouco de cada um e tornar o almoço mais atraente para todos.

  • Priorize uma decoração aconchegante

A casa precisa ser a mais natural possível, haja vista, que você está fazendo um almoço em família e não uma festa. Deixe tudo aconchegante e acolhedor, mas sem ser monótono. Neste sentido, procure tematizar o seu almoço e destacar algo que possa servir de diversão. Alguns brinquedos para as crianças irão deixá-los bem felizes, mas para os adultos você pode optar por uma boa música, mesas com jogos para diversão dos que não perdem um bom jogo de cartas ou dominó. 

  • Montando a sua mesa

Outro detalhe muito importante em um almoço de família é como arrumar a mesa para servir os alimentos. É importante que você tenha uma mesa grande o suficiente para que todos possam se assentar. Isso traz mais aconchego, acolhimento e proximidade. 

Entretanto, se o número de parentes for muito grande, então será mais interessante espalhar algumas mesas e deixar a maior apenas para dispor dos alimentos e cada um se servir. Procure deixar bem visível os pratos e talheres para que todos possam ser servir sem ficar perdidos em meio aos alimentos sem saber onde encontrar os utensílios. 

  • Sirva bebidas com moderação e não esqueça da sobremesa

As bebidas são importantes e relativas a cada situação, haja vista, que em caso de algumas famílias, a bebida com álcool é indispensável. Mas, não se esqueça de servir bebidas que não possuem teor alcoólico, tais como refrigerantes e sucos naturais. Deste modo, conseguirá agradar a todos de sua família.

No caso das bebidas alcoólicas, sirva com cuidado e moderação, afinal, ninguém quer que o almoço de família termine em bebedeira e gente com a consciência perdida. Já na parte da sobremesa sirva coisas que possam ser agradáveis a todos. Sorvetes e doces são excelentes para quem deseja servir uma sobremesa infalível. 

Portanto, essas são algumas de nossas dicas para que você possa servir um excelente almoço em família em sua casa e deixar todos felizes com o seu menu especial e recepção. O mais importante é manter a união, carinho e proximidade da família com o que mais no une: gastronomia! 

Deixe um comentário