Como Melhorar a Qualidade Do Ar Dentro De Casa

A qualidade do ar que respiramos é de suma importância para a nossa saúde. Normalmente quando falamos desse tema, pensamos sempre de forma geral, como o ar da cidade, por exemplo. Mas o ar que respiramos dentro de casa também tem sua relevância em nossa vida, principalmente em nossa saúde.

Anúncio

Dentro de casa podem existir ácaros, poeira e sujidades capazes de provocar doenças ou reações alérgicas, sem que notemos que nós mesmos estamos criando a causa do problema. Então, vamos discutir aqui as soluções, ou seja, como que cuidar do ar dentro de casa é muito importante.

Isso é bom para melhorar qualidade do ar em casa

VEJA TAMBÉM

Anúncio

Costumamos passar muito tempo ambientes internos, por esse motivo, é essencial garantir que o ar que respiramos seja limpo e saudável.

Felizmente, existem várias medidas simples que podemos tomar para melhorar a qualidade do ar em nossas casas.

  • Manter uma ventilação adequada

Essa é uma das melhores maneiras de trabalhar o ar. E também muito eficaz, pois promove a renovação dele.

Abrir janelas e portas diariamente e com regularidade durante o dia, permitem a circulação do ar: entrada de ar fresco e a saída do ar utilizado.

Além disso, instalar ventiladores ou sistemas de ventilação mecânica pode ajudar a manter um fluxo constante de ar fresco.

  • Utilizar filtros de ar

O uso de filtros de ar é uma excelente opção. Mas infelizmente por questões de custos, não está acessível para todos.

Os filtros de ar de alta qualidade são usados nos sistemas de aquecimento, ventilação e ar condicionado (HVAC).

Esses filtros realizam o papel de reter em si mesmos as moléculas contaminantes existentes no ar, impedindo que respiremos essas partículas, como poeira, pólen, ácaros e outras substâncias que podem afetar a qualidade do ar e a saúde respiratória.

O cuidado deve ser a troca regular dos filtros conforme as recomendações do fabricante.

  • Utilizar plantas de interior que renovem o ar

Algumas plantas populares no Brasil e que são de interior, têm a capacidade de purificar o ar, removendo toxinas e produzindo oxigênio.

Espécies como a palmeira-dama, lírio-da-paz e aloe vera são conhecidas por suas propriedades de purificação do ar. Ter essas plantas em casa pode ajudar a melhorar a qualidade do ar e adicionar um toque de verde ao ambiente.

  • Controlar a umidade do ambiente

Principalmente nas grandes cidades, a umidade excessiva ou a falta dela podem interferir na qualidade do ar.

Excesso de umidade, por exemplo, responde pelo acúmulo de ácaros e fungos no ambiente, e isso afeta negativamente a qualidade do ar e a saúde respiratória.

Já a falta de umidade torna o ar seco e afeta a região respiratória, mantendo fossas nasais secas e levando a crises alérgicas. Nesses casos, usar umidificadores para controlar a umidade, ajuda a prevenir esses problemas.

  • Limpeza da casa de forma regular

Além disso, manter uma boa limpeza da casa, de forma regular ajuda a evitar o acúmulo de poeira e sujidades no ar.

Procure não usar produtos químicos tóxicos, com odores impactantes e dê preferência a produtos neutros.

Usar sempre o pano de chão úmido, para reter as sujeiras que trazemos para dentro nos sapatos. É recomendado ter cuidado com a entrada de poluentes externos. Ao chegar em casa, é bom deixar os sapatos na entrada para evitar trazer poeira, poluentes e alérgenos do ambiente externo para dentro de casa.

Manter a casa seca, mesmo onde houver algum tipo de vazamento também é importante para evitar a proliferação de fungos.

  • Faça isso em ambientes fechados para melhorar qualidade do ar

Ao seguir essas medidas simples, como ventilação adequada, uso de filtros de ar, plantas de interior, evitar produtos químicos tóxicos, controle da umidade e manutenção regular, é possível criar um ambiente interno saudável e respirável.

Uma questão muito debatida e contraversa é o uso de cigarros no ambiente doméstico. O ideal, para que todo o cuidado com o ar não seja em vão, seria que o fumante fizesse uso do cigarro apenas em ambientes externos. A fumaça do cigarro é altamente prejudicial à saúde e polui o ar.

Outro cuidado adicional é a atenção aos tapetes, cortinas e estofados. Eles devem ser limpos com frequência e, se possível, aspirados para retirar a poeira acumulada nos tecidos.

Nas casas que tem ar condicionado a manutenção deve ser periódica e seguindo orientações dos fabricantes.

Invista na qualidade do ar dentro de sua casa e desfrute dos benefícios de um ambiente limpo e respirável.

Gostou do artigo? Comente aqui!

Deixe um comentário