Como fazer receitas com sobras da geladeira

Toda cozinha, em qualquer casa do mundo, convive com sobras de alimentos. Aqui no Brasil, por nossa cultura alimentar, as sobras mais comuns são normalmente de arroz, feijão e pão.

Anúncio

No momento do preparo da refeição todos fazemos a quantidade que acreditamos ser suficientes para você ou sua família. Mas não existe garantida de que ao término do almoço ou do jantar, as travessas e panelas estarão vazias.

O que fazer então?

VEJA TAMBÉM

Anúncio




Dicas importantes:

  • Tenha em seu armário recipientes do estilo “Tupperware”. Tenha de todos os tamanhos.
  • Se você percebeu que o que sobrou não alimenta uma pessoa, coloque no pote e congele.
  • Se você não acompanha a refeição de todos os membros da família, por dificuldade de horário, não consegue saber se a pessoa comeu o que você imagina. Ela pode ter se alimentado de outra coisa, ou mesmo não ter comido, gerando sobra. Guarde nos potes e congele.

Já adiantamos que tudo pode e deve ser reaproveitado, desde que esteja em boas condições de conservação.

Vamos citar alguns exemplos, além dos 3 acima.

  • 3 fatias de presunto ou mortadela esquecidos no fundo da geladeira
  • 1 filé de frango
  • cenoura e batata antigos guardados
  • alho que já está mucho
  • 1 cebola esquecida
  • saldão do frango assado do domingo

Veja o que dá para fazer com essas sobras

1) Aproveitando sobra de arroz:

O arroz já cozido pode ser congelado se seu preparo data de mais de 2 dias em conservação na geladeira. Guarde no pote, faça uma etiqueta de data e congele. Até uns 2 meses ele pode ser usado, desde que o consumo do prato a ser preparado seja imediato. Se mesmo assim restar sobra, não tem mais jeito. Deverá ir para o lixo.

Formas de preparar sobras de arroz:

A mais tradicional é realmente o bolinho de arroz.

Mas é possível fazer uma torta de arroz, um tipo de massa de panqueca e introduzir o arroz ao final do preparo antes de fritar, ou tornar seu bolinho de arroz rico, adicionando cenoura ralada, orégano, salsinha, restos de friso bem cortadinhos e fritar. É sucesso absoluto!

2) Aproveitando sobra de feijão:

A Sopa e tutu são os pratos mais comuns para aproveitar a sobra do feijão, mas é possível fazer bolinhos de feijão, mexido de feijão com couve e ovo, entre outros pratos.Tudo fica bem gostoso.

3) Aproveitando a sobra do pão:

A utilidade mais comum é a farinha de rosca. É possível preparar no microondas e depois de seco ralar o pão, peneirar e guardar em pote hermeticamente fechado.

Se a quantidade da sobra é suficiente para as pessoas da família, você pode fazer torradas incrementadas usando pasta de alho. Fica muito bom.

Também é possível uma espécie de pizza. Você dá uma assada antes no pão, quando estiver quase finalizando, adicione muçarela tomate picadinho e orégano e terá um lanchinho ou aperitivo delicioso.

Agora e as outras sobras que citamos? Elas podem ser incluídas em outras preparações e ter resultado maravilhoso.

Sobras esquecidas na geladeira

1) Fatias de presunto ou mortadela – estarão na geladeira ou congeladas. Pique no menor tamanho possível, reserve. Pegue o arroz também de sobra, faça um mexido com alguns ovos, tomate, cebola, adicione um pouco de manteiga, misture tudo e acrescente no arroz.



Você terá um novo arroz e muito mais elaborado. Consuma de imediato

2) Filé de frango – se já estiver grelhado o ideal é incorporar água e a seguir desfiar. Você pode cozinhar legumes e incluir o frango desfiado neles para dar um toque a mais. Também dá para adicionar em uma omelete tradicional e assim não perder a carne.

3) Cenoura e batata antigos guardados – descasque e cozinhe. A seguir faça um purê misto. É nutritivo e muito saboroso. Se preferir pode iniciar uma sopa, adicionando uma fonte proteica e temperos.

4) Saldão do frango assado do domingo – Você deve desossar e em seguida desfiar todos os pedaços, deixando apenas os ossos. Com o frango desfiado você cria uma base para um risoto, o recheio de uma torta ou mesmo uma panqueca. Use a criatividade!!!

5) Sobra de alho que já está murcho ou uma cebola esquecida. Mergulhe em um copo com água a parte onde estaria a raiz e cri uma planta, fazendo alho e cebolinha em sua casa.

Uma hortinha com fundo de garrafa pet. É Fácil de cuidar e você terá sempre a mão os 2 produtos.

Gostou das dicas? Comente aqui!

Deixe um comentário