Como fazer café sem cafeteira

O café é uma das bebidas mais apreciadas no mundo, tendo diversas versões, do mais simples ao mais sofisticado. Na atualidade, o café gourmet é um dos mais consumidos em cafeterias espalhadas pelo mundo.

Anúncio

Contudo, existem aqueles que preferem o café tradicional, sem nenhuma mistura diferente e que fornecem aquela energia necessária para o dia a dia. Mas e se você não tiver uma cafeteira por perto? Será que dá para fazer um delicioso café sem cafeteira?

Se você não possui uma cafeteira em casa, não precisa se preocupar, pois ainda é possível fazer um café delicioso usando apenas alguns itens que provavelmente você já tem em sua cozinha. Neste artigo, vamos mostrar como fazer café sem cafeteira.

Anúncio

Fazer café sem cafeteira

Materiais necessários:

  • Café moído (de preferência, moído na hora)
  • Água quente
  • Filtro de papel (ou coador de pano)
  • Xícara ou jarra

Passo a passo:

  1. Ferva a água em uma chaleira ou em uma panela no fogão.
  2. Enquanto a água está fervendo, coloque o café moído no filtro de papel (ou coador de pano) e coloque-o em cima da xícara ou jarra que irá receber o café.
  3. Quando a água estiver quente o suficiente (a temperatura ideal é entre 90°C e 96°C), despeje-a lentamente sobre o café moído, molhando todo o pó.
  4. Espere cerca de 30 segundos a 1 minuto para que o café “infuse” (ou seja, para que o café moído libere seu sabor e aroma na água).
  5. Continue a despejar a água quente lentamente, em pequenas quantidades, em cima do café moído, sempre tendo o cuidado de não transbordar o filtro.
  6. Repita o processo até que toda a água tenha sido despejada e o café esteja pronto.

Dicas extras:

  • Se você quiser um café mais forte, aumente a quantidade de café moído usada ou diminua a quantidade de água utilizada.
  • Se preferir um café mais suave, utilize menos café moído ou mais água.
  • Certifique-se de que a água esteja quente o suficiente para extrair todo o sabor do café moído, mas não tão quente a ponto de queimar o pó ou tornar o café amargo.
  • Experimente diferentes tipos de café moído para descobrir qual você mais gosta.
  • Se não tiver filtro de papel ou coador de pano, improvise com um filtro de chá ou um pano de algodão limpo.
  • Para obter melhores resultados, use água filtrada ou mineral em vez de água da torneira.

Com essas dicas você conseguirá fazer um maravilhoso café fresquinho e saboroso sem precisar ter uma cafeteira. Aliás, algumas pessoas preferem o café coado desta maneira que com uma cafeteira.

1 comentário em “Como fazer café sem cafeteira”

Deixe um comentário