Como fazer a limpeza do ar-condicionado de sua casa?

Cuidar do ar-condicionado pode ser um processo complexo para alguns por ser muitas das vezes “frágil”, mas aqui mostraremos como facilitar essa limpeza. Em épocas como o verão, ter este aparelho em casa é quase essencial.

Anúncio

No entanto, é importante cuidar dele, especialmente limpando-o. Isso ajuda a evitar o acúmulo de ácaros e outras partículas nos filtros e outras partes.

Para facilitar essa tarefa, montamos um guia para te ajudar a limpar seu ar-condicionado em casa. Entretanto, é preciso muito cuidado para não danificar o seu aparelho e nem sofrer algum acidente durante o processo. A limpeza do ar-condicionado é essencial para a sua durabilidade e para a saúde.

Anúncio

Fazer limpeza de ar-condicionado

Abaixo segue algumas orientações para você mesmo fazer a limpeza do seu ar-condicionado.

  • Limpeza periódica semanal

Para garantir a sua saúde e a longevidade do seu dispositivo, recomenda-se que limpe o filtro do ar-condicionado pelo menos uma vez por semana. A remoção do filtro varia muito de um modelo para outro, mas no manual do proprietário possui as instruções. Caso não tenha o manual, pesquisa na internet.

Em linhas gerais, todos possuem um painel sendo limpos da seguinte maneira:

Desconecte o aparelho da fonte de alimentação; retire o painel frontal; limpe com um pano úmido; retire o filtro e limpe-o com água morna e detergente neutro; deixe secar ao ar e coloque-o de volta, fixando o painel frontal.

Lembre-se de que um filtro de ar-condicionado precisa ser substituído ao longo do tempo.

  • Limpeza periódica semestral

Duas vezes por ano, é essencial trocar os filtros de carvão ativados do seu aparelho. Para fazer isso, siga estas etapas:

Desconecte a unidade da fonte de alimentação; retire o painel frontal; localize os filtros (conforme manual do aparelho); substitua os filtros por novos que podem ser comprados em uma loja especializada; volte a colocar o painel frontal, ligue o aparelho e desfrute do seu ar-condicionado!

  • Limpeza periódica anual

Anualmente, é recomendável realizar uma limpeza do ar-condicionado antes do início da temporada de uso intenso (verão). Ali por perto de novembro, quando o aparelho não estiver em uso. Os passos a seguir devem ser tomados para limpar o seu ar-condicionado:

Desconecte o ar condicionado da tomada; limpe o exterior com um pano úmido e um detergente neutro; retire o painel frontal; limpe os filtros e verifique se eles precisam ser substituídos; verifique se todas as tubulações e isolamentos estão corretamente vedados.

  • Dicas uteis para uma limpeza rápida

Se você anda com o tempo apertado, mas sente que precisa dar uma geral no seu ar-condicionado, se ligue nessa dica.

Desconecte a unidade da tomada da parede, remova o painel frontal e retire o filtro para acessar a bobina. Procure um produto específico na seção de limpeza da sua loja local que seja adequado para esse tipo de limpeza.

Certifique-se de que o produto não entre em contato com a fiação ou outros componentes durante a limpeza da bobina. Utilize um pano úmido e um detergente neutro para limpar as pás do ventilador e remover qualquer acúmulo de poeira.

Para limpar o filtro, use água morna e um detergente neutro e deixe secar à sombra. Depois que todas essas etapas foram concluídas, seu ar-condicionado vai estar pronto para te refrescar.

Deixe um comentário