Como deixar sua casa mais segura? Aprenda proteger sua residência

Atualmente uma das prioridades das famílias tem sido a segurança, sobretudo, no âmbito doméstico. Não existe nada mais angustiado que sofrer um furto, assalto e ficar refém do medo. Por isso, existem algumas dicas essenciais de como deixar sua casa mais segura. Aprenda proteger sua residência com algumas de nossas dicas.

Anúncio

Inicialmente, torna-se muito necessário destacarmos que os cuidados com a segurança de nossa casa é tão importante quanto outros cuidados domésticos. A segurança da casa envolve não apenas protegê-la de possíveis invasores que pretendem furtar ou roubar, mas também a prevenção de acidentes que possam ocorrer. 

Maneiras de deixar sua casa protegida

VEJA TAMBÉM

Anúncio

Existem várias maneiras de proteger sua casa, seja no sentido de cuidar contra pessoas mal intencionadas ou mesmo para evitar acidentes, tais como curto-circuito e vazamento de gás. A princípio, vamos focar na segurança da casa contra possíveis invasores e como termos mais privacidade. 

  • Faça uma avaliação prévia das fragilidades da casa

A primeira coisa que se deve fazer para começar a deixar sua casa mais segura é fazer uma avaliação de sua casa e dos pontos vulneráveis. Deste modo, será possível identificar lugares mais fáceis de serem penetrados por intrusos. 

Neste contexto, uma dica especial é saber quais são os pontos cegos da casa, ou seja, os que são possíveis passarem mais tempo fora da visão de alguém. Os bandidos que querem furtar em uma residência, buscam sempre esses locais em que existe menos possibilidade de serem vistos. Assim, a partir destes locais acabam entrando na casa e promovendo o furto.

  • Instale câmeras de segurança

A questão dos pontos menos vistos do entorno de sua casa pode ser acessado a todo instante por câmera de segurança. Somente a presença das câmeras já é o suficiente para afastar alguns intrusos. Mas, com a instalação é possível manter uma vigilância até mesmo à distância, olhando pelo aparelho celular. 

Busque colocar câmeras nas partes internas e externas da casa e as mantenha sempre ligadas e conectadas à rede de internet. É aconselhável utilizar câmeras autônomas, ou seja, que independem da energia elétrica para funcionarem. Caso alguém consiga desligar a energia da casa, as câmeras continuam registrando tudo o que ocorre. 

  • Busque instalar luz com sensor de presença

Cada vez mais as pessoas estão instalando luzes com a tecnologia de sensor de presença. Toda vez que alguém se aproxima, essas luzes se acendem de repente e pode ser um forte aliado para dispersar quem pretende penetrar na casa pelo escuro. 

Em muitos casos, ladrões acabam sendo afugentados quando as luzes se acendem por imaginarem que foi o dono da casa quem ligou a luz. Neste contexto, temos diversas opções de segurança que utilizam essas tecnologias como câmera com luz infra-vermelha, capaz de detectar imagens mesmo no escuro. 

  • Proteja pontos de acessos como portas e janelas

É um clássico que conhecemos muito bem, os meliantes invadirem casas para furtar após arrombarem portas e janelas. Busque mudar o sistema de fechadura por modelos mais modernos e tecnológicos. Algumas fechaduras são mediante senhas e outras com cartões e integradas ao sistema de alarme. 

Para quem tem portas e janelas de vidro, busque sempre mantê-los com cortinas que impeçam a visão da parte interna da casa. Igualmente, opte sempre por vidros temperados que são os mais resistentes. Essas são maneiras de manter suas portas e janelas protegidas. Caso tenha possibilidade, pode colocar até grades de proteção para evitar a entrada de alguém via janelas. 

Segurança doméstica contra acidentes

Outro fator fundamental que envolve a segurança da casa é contra acidentes domésticos. Isso envolve a avaliação e manutenção de algumas áreas importantes no mecanismo de funcionamento do lar. Redes de fiação elétrica, sistema de gás e outros. É muito importante ficar atento a esses detalhes também.

Assim como na segurança contra invasores, também é preciso fazer uma inspeção e avaliar o que precisa ser ajustado e promover as melhorias. Quando se fala tanto em casas modernas, tecnologicamente conectadas, também deve-se falar em segurança no uso destes recursos.

  • Sistema de detecção de fumaça

É muito importante instalar em casa um sistema de detecção de fumaça, haja vista, que esse sistema pode colaborar para evitar incêndios com grandes proporções. Em caso de princípio de incêndio o sistema detecta e alarma. Os incêndios podem ocorrer por vários fatores, mas um dos mais comuns são as falhas no sistema de eletricidade.

Portanto, fique sempre atento a isso e busque manter sua casa sob manutenção em casos de suspeita de problemas com a rede de fiação. É muito importante saber o quanto isso influencia na prevenção de acidentes. 

  • Observe sistema de gás

Algumas residências o gás de cozinha é encanado e chega por meio de tubulações, entretanto, em outros casos, o gás é por meio de botijão de 13kg que fica numa parte externa ou mesmo dentro da cozinha. Nos dois casos é necessário avaliar as condições das mangueiras e averiguar se não existem vazamentos. 

Uma das principais causas de explosões e incêndios domésticos é o vazamento de gás de cozinha. Além disso, ainda existem riscos de intoxicação ao inalar o gás que pode estar escapando sorrateiramente. Uma das formas mais comuns de detectar o vazamento é por meio do forte cheiro de gás que se espalha pela casa. 

  • Mantenha extintores em casa

Ter extintores de incêndio em sua residência é fundamental para evitar que algum princípio de chamas possa se espalhar. O extintor é um excelente aliado da segurança doméstica e é necessário saber como manuseá-lo corretamente.

Existem vários tipos de extintores e a forma de manuseio pode ser consultado até mesmo pela internet por meio de tutoriais. Uma dúvida frequente que as pessoas possuem quanto ao extintor de incêndio é a sua validade. De fato, ele possui um prazo, mas também existem empresas de manutenção que podem fazer o recolhimento, troca e até manutenção dos extintores. 

Com essas dicas você manterá a segurança de sua casa, seja quanto a possíveis invasores que queiram furtar ou roubar, quanto na parte de acidentes domésticos. A manutenção é a melhor amiga e precaução nunca é demais. 

Deixe um comentário