Como afastar animais peçonhentos de sua casa

Muitos acidentes domésticos estão relacionados a presença de animais peçonhentos, tais como cobras e escorpiões. Estes animais são responsáveis por muitos acidentes com índice preocupante de mortes. 

Anúncio

É muito importante saber o que fazer para afastar estes animais nada amigáveis do âmbito de seu lar. Melhor que ter de retirar uma cobra ou escorpião de sua casa, melhor prevenir para eles não aproximarem. Pensando nisso, vamos te dar algumas dicas de como afastar animais peçonhentos de sua casa. 

Em caso de surgimento destes animais, sobretudo, as cobras venenosas, tais como cascavel, jararaca ou coral, o recomendado é procurar profissionais para fazer o resgate do animal e levá-lo ao seu habitat natural. 

Anúncio

Animais considerados peçonhentos

A lista de animais que entra no grupo dos peçonhentos é bem diversa. Alguns não oferecem muito risco de morte, mas a depender da quantidade de ataques e animais, pode ser mais grave. Em relação a cobras, por exemplo, pode levar à morte. 

Os animais peçonhentos mais conhecidos que podem aparecer no âmbito doméstico com maior frequência são os seguintes:

  • Cobras;
  • Escorpiões;
  • Lacraias;
  • Aranhas venenosas;
  • Algumas formigas de espécies agressivas, que causam muita dor;
  • Abelhas;
  • Vespas e marimbondos. 

As abelhas estão cada vez mais se aproximando da zona urbana, isso ocorre devido às queimadas constantes em seu habitat natural. Igualmente, pelo mesmo motivo, alguns animais se refugiam nos centros urbanos. 

Dicas de como afastar animais peçonhentos de sua casa

Com essas dicas você conseguirá evitar ao máximo a presença destes animais indesejados no perímetro de sua casa. 

Mantenha o quintal sempre limpo

Pode parecer muito óbvio, mas muita gente se descuida e deixa o quintal ou jardim de casa, com acúmulo de mato, lixos e entulho. Essa é a condição perfeita para animais peçonhentos como cobra, escorpiões, lacraias e aranhas se refugiarem. Tudo necessário para a sobrevivência destes animais acabam se encontrando ali.

Local protegido e pequenos insetos e animais que servem de alimento, tais como ratos, grilos e outros. Deste modo, seu quintal acaba se tornando um espaço de construção de uma cadeia alimentar que sustenta um criatório destes animais. Por isso, busque limpar constantemente seu quintal e desconstruir qualquer chance de habitação destes animais.

Não utilize inseticidas para escorpiões

Muita gente acredita que inseticidas conseguem afugentar ou matar escorpiões, mas isso não é verdade. A melhor forma de eliminá-los, sobretudo, dentro de casa, é fazendo uma limpeza geral. Para quem não sabe, os escorpiões, como aracnídeos evoluídos, podem fechar o sistema respiratório para evitar inalar o inseticida. 

Deixe sua casa sempre limpa, evite proliferação de insetos que servem de alimentos para eles. Somente assim, você conseguirá afastá-los do âmbito de sua casa. Se não houver alimentos, eles vão procurar em outro local. 

Faça inspeção em possíveis lugares de refúgio

Os animais peçonhentos buscam sempre refúgio em locais que possuem esconderijo seguro. Buracos e frestas nas paredes são ideais para esses animais. Procure em sua casa possíveis locais nestas condições em lugares como rodapés, forros, assoalhos e na parte externa da casa. 

Onde encontrar esses buracos e frestas, procure tampá-los para evitar que estes animais possam se arranjar. Faça sempre um processo de fechamento com cimento para evitar que os animais encontrem entrada e saída. 

Fique atento com a limpeza de armários e guarda-roupas

Muitos animais peçonhentos adoram lugares escuros e úmidos, por isso, armários, dispensas e guarda-roupas devem ser limpos com frequência. Ao limpar guarda-roupas, por exemplo, verifique com cuidado e atenção as peças de roupas.

Alguns casos de pessoas que sofreram ataque de um escorpião, foi justamente ao vestir uma roupa ou mesmo calçar um sapato. Por isso, é sempre importante ficar atento a esse detalhe para evitar o ataque de um escorpião ou aranha. 

Essas são algumas dicas importantes para evitar um ataque de algum destes animais peçonhentos no âmbito doméstico. Tenha muito cuidado e siga as dicas para não ser mais uma vítima para as estatísticas.

Para pessoas que possuem crianças em casa, esses cuidados devem ser ainda mais redobrados. Muitos casos de crianças que morreram devido a picadas de escorpião já foram registrados. 

Deixe um comentário