Aprenda Fazer Água Sanitária Caseira de Forma Simples

A água sanitária é um produto de limpeza muito utilizado no dia a dia, porém, seu uso frequente pode pesar no orçamento. Por isso, muitas pessoas optam por fazer sua própria mistura caseira, que além de ser mais barata, é igualmente eficaz.

Anúncio

É válido ressaltar que a fabricação de água sanitária caseira não é recomendada, pois envolve o manuseio de produtos químicos perigosos e pode resultar em uma solução instável e potencialmente prejudicial à saúde.

No cotidiano de limpeza é natural utilizarmos a água sanitária para diversos fins.

Anúncio

No ambiente doméstico a água sanitária é utilizada para desinfetar ambientes, eliminar vermes, larvas, bactérias, limpar e clarear vasos sanitários, higienizar frutas e verduras, clarear roupas e muitas outras utilidades.

Nossa dica de como fazer água sanitária caseira requer algumas recomendações.

Para manipular os produtos químicos que fazem a água sanitária caseira utilize uma luva de borracha e tenha bastante cuidado. 

Veja como fazer água sanitária caseira

Inicialmente, será necessário ter em mãos os produtos necessários para fazer a mistura e deixar sua água sanitária caseira pronta para o uso. Todos os produtos necessários podem ser facilmente encontrados. 

Portanto, para fazer sua água sanitária caseira vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • Cloro;
  • Carbonato de sódio;
  • Água.

Além disso, precisará de objetos como balde, bacia e recipiente plástico. Apenas com esses ingredientes e objetos você terá sua água sanitária caseira.

Passo a passo fazer água sanitária caseira

  • Separe a quantidade certa dos ingredientes

O primeiro passo é separar a quantidade de cada ingrediente de forma correta. Para isso, utilize meio litro de cloro, 3 litros de água e 1 colher de sopa de carbonato de sódio (não confunda esse ingrediente com bicarbonato de sódio). Embora o nome seja parecido, são produtos diferentes.

  • Preparando a água sanitária

Neste passo, você despeja em um balde 500 ml de cloro e 1 colher de sopa de carbonato de sódio (barrilha). Misture bem para que o carbonato de sódio dissolva completamente no cloro.

Feito isso, adicione os três litros de água e volte a mexer novamente para a mistura ficar bem feita.

  • Armazenar e tempo de descanso

Essa mistura não pode ser utilizada de imediato, será preciso deixar pelo menos 24h descansando para começar a usar e proporcionar resultado desejado.

Coloque em recipientes plásticos para o armazenamento e deixe descansar. 

Essa é uma receita simples, no entanto, é fundamental destacar que a fabricação de água sanitária caseira não segue os mesmos padrões de qualidade e controle de segurança dos produtos fabricados em laboratórios especializados. 

Ao lidar com produtos químicos como o cloro e a barrilha, é importante tomar precauções adequadas. Use luvas de proteção e siga as instruções de manuseio recomendadas pelos fabricantes dos produtos. 

Essas substâncias podem ser corrosivas e causar irritações na pele e nos olhos. Portanto, é essencial proteger-se durante todo o processo de fabricação.

Deixe um comentário