Aprenda como livrar-se de ervas daninhas de seu jardim com Sal

Quando as indesejadas ervas daninhas tomam conta do jardim, acabam dando muito trabalho para serem controladas. Arrancar manualmente, além de ser trabalhoso, ainda pode gerar problemas maiores. Um inseto peçonhento pode estar entre esse mato e eles podem ferir suas mãos. Portanto, vamos avaliar uma forma de livrar-se de ervas daninhas de seu jardim com sal de cozinha. 

Anúncio

Muita gente recorre a produtos químicos agressivos, tais como herbicidas químicos, entretanto, eles contaminam o solo e pode prejudicar suas plantas. Deste modo, utilizar uma receita caseira é bem menos agressivo. Neste sentido, podemos utilizar essa receita natural que é muito eficiente conforme alguns especialistas. 

O sal é eficiente contra ervas daninhas

Utilizar o sal de cozinha (cloreto de sódio) é considerado eficiente e agride menos a natureza e respectivamente seu jardim. As ervas daninhas poderão ser combatidas de forma eficiente e o resultado é menos trabalho e mais segurança para você. 

Anúncio

Em linhas gerais, o sal é considerado um herbicida totalmente natural. É possível utilizar o sal de cozinha iodado, mas o sal sem iodo também é eficiente, conforme especialistas consultados pelo GRC – Conteúdos. O único cuidado que você precisa ter é quanto a certificação de que se trata de sal de cozinha, haja vista, que muita gente confunde o sal com sulfato de magnésio, sal-gema e até o sal marinho. 

É evidente que não basta aplicar a solução com sal para eliminar as ervas daninhas, torna-se muito importante saber como fazê-lo para não prejudicar suas plantas em específico e nem prejudicar o solo. 

Como age o sal de cozinha contra ervas daninhas

A lógica da aplicação de sal contra as ervas daninhas é muito simples, haja vista, que ele atua necessariamente desidratando esses matos que surgem em seu jardim ou horta. Sua ação promove um desajuste interno quanto a ação da água nas células da planta. 

No processo de aplicação o foco deverá, necessariamente, ser apenas as ervas daninhas. É basicamente fazer a separação do “joio do trigo” por meio da aplicação apenas no “joio”. Isso significa que a aplicação do cloreto de sódio deverá ser unicamente nas ervas daninhas para que elas possam desidratar e consequentemente secarem. 

Outro detalhe importante, é que o sal é utilizado e recomendado apenas para jardins que são pequenos, pois, deve ser aplicado diretamente nas plantas sem prejudicar as demais. Dito isso, vamos mostrar como você deverá fazer essa solução caseira para eliminar o mato que teima em crescer entre suas plantas. 

Fazendo a solução de sal de cozinha contra ervas daninhas

Para utilizar o sal corretamente e de maneira eficiente, será necessário dissolvê-lo em água. Dissolve 4 colheres de sopa de sal de cozinha em 1 litro de água e após misturar bem, coloque em um borrifador e borrife apenas nas ervas daninhas. 

Tenha cuidado ao borrifar e evite aio máximo que suas plantas cultiváveis sejam afetadas. Igualmente, não deixe que o sal tenha contato direto com o solo, pois, poderá desidratá-lo e contaminar. Caso não tenha plantas no local que se desenvolveu as ervas daninhas, você poderá colocar até 6 colheres de sal para acabar com essas ervas daninhas. 

Se o sal tem contato direto com o solo, a longo prazo ele poderá ocasionar problemas com o pH do solo e isso pode torná-lo infértil. 

Outras opções de herbicidas considerados não tóxicos

Além do sal de cozinha, também existem outras alternativas para eliminar as ervas daninhas de seu jardim ou canteiro. Um exemplo é o vinagre de cozinha que utilizamos com frequência para vários fins. 

O vinagre de cozinha, no entanto, precisa ser misturado com água e um pouco de sal. As regras de aplicação com vinagre, são as mesmas que temos com o sal. Mantendo os mesmos cuidados para evitar contaminação do sol. 

Mais uma solução de herbicida natural é a água morna, todavia, além de ser menos eficiente, ela também precisa ser aplicada com mais constância até você obter os resultados desejados. 

Conclusão

Deste modo, apresentamos algumas soluções para você evitar ervas daninhas em seu jardim, quintal ou canteiro. O sal de cozinha (cloreto de sódio) é considerado o mais eficiente, mas você pode apreciar as demais dicas que apresentamos ao longo deste artigo.

O mais importante é manter a segurança e saber como utilizar corretamente para evitar qualquer problema. 

Deixe um comentário