Aprenda como limpar prata e deixá-la brilhando

Peças de prata são muito comuns e assim como outros metais, valiosas e custam caro. Entretanto, com o passar do tempo podem ficar manchadas devido à oxidação, mesmo sendo um metal precioso como o ouro. Neste caso, tanto a prata, quanto o próprio ouro podem sofrer com a ação da oxidação com o tempo. Utensílios domésticos e joias em prata podem ficar manchados com o tempo. Lendo estas informações, aprenda como limpar prata

Anúncio

A forma correta de limpar e cuidar da prata, seja em utensílios como talheres ou mesmo joias, vamos te mostrar o passo a passo para limpar suas peças de prata. Com o tempo a prata sofre uma reação química causada pelo enxofre presente no ar e até por outros poluentes que não percebemos. Portanto, a oxidação é algo praticamente inevitável nestas peças e a limpeza acaba se tornando necessária. 

Geralmente, as joias possuem uma certa camada de um elemento químico chamado ródio que ajuda a combater a oxidação. Com o passar do tempo o ródio tende a desaparecer e, por isso, algumas das joias de prata perdem o brilho. O ródio também é usado em catalisadores de veículos para reduzir a emissão de poluentes. Trata-se de um elemento químico raro e muito caro também. 

Anúncio

Como limpar prata?

Se você ficou até aqui lendo essas informações, vamos te mostrar como é feita a limpeza de peças de prata. A primeira coisa que você deve avaliar é a qualidade da peça e a necessidade de limpeza que ela exige. Por isso, não deve usar qualquer produto, mas somente os que são, de fato, indicados para este tipo de serviço. Existem peças que exigem um tratamento mais cauteloso, sobretudo, se estiverem com outros elementos além da prata. 

Manchas leves na prata

Se você tem peças com manchas menos intensas, tais como talheres e até mesmo algumas joias, pode usar o método que vamos mostrar abaixo. 

Utilize um pedaço de papel alumínio e um pouco de detergente. Essa combinação é perfeita para tirar manchas de oxidação de suas peças de prata. O processo consiste em forrar uma vasilha com o papel alumínio e acrescentar água quente. Em seguida, basta acrescentar cerca de 1 colher de detergente na água quente e misture e deixe por alguns minutos no molho.

Em seguida enxágue numa água morna e deixe algum tempo até que fique totalmente limpo e sem resíduos do detergente. Deixe secar sobre toalhas de papel e em seguida guarde, preferencialmente, longe de ventilação direta. 

Manchas mais intensas

Se suas peças de joias estiverem muito manchadas pela oxidação, pode fazer uma solução utilizando bicarbonato de sódio. Neste processo você coloca o papel alumínio numa tigela, forrando-a toda. Use duas folhas de papel alumínio desta vez, em seguida coloque 1 colher e meia de bicarbonato de sódio. 

É muito importante que você opte por vasilhas de vidro ou plástico, haja vista, que vasilhas de algum metal pode causar reações químicas. Após misturar bem deixe por cerca de 10 minutos de molho e em seguida faça o mesmo processo de enxágue com água morna e secagem no papel-toalha. 

Com escova e detergente

Esse método é mais agressivo e, portanto, a depender das peças não é recomendado, principalmente em caso de joias. Por isso, avalie se a peça pode sofrer avarias com este método. Para talheres é bem mais tranquilo e outras joias sem peças pequenas que podem se soltar. 

Numa vasilha de vidro ou plástico coloque uma quantia de água morna e 1 colher de detergente neutro. Com uma escova esfregue a peça com essa solução e, caso perceba que estão muito oxidada, utilize 1 colher de bicarbonato de sódio na solução. Também é importante avaliar se a escova de dente tenha cerdas macias. Quanto mais macias as cerdas, melhor a escova escolhida.

Creme dental para limpar prata

Outra dica especial de limpeza de prata, envolve a utilização de creme dental. Esse processo além da limpeza, ainda traz um brilho para as peças de prata. Mas procure um creme dental sem gel e sem abrasivos. Nesta maneira, você deverá colocar um pouco do creme dental em um pedaço de pano e esfregue de leve em suas peças de prata.

Após esfregar bem as peças, deixe o creme dental agir por alguns minutos antes do enxágue de limpeza. Prefira fazer o enxágue com água morna, mas também dá para limpar com água em temperatura normal. Enxugue e, se preferir, utilize uma flanela para polir e ver a sua joia, talheres ou mesmo outros objetos de prata brilhando novamente.

Utilize também vinagre branco e bicarbonato de sódio

Por fim, existe mais uma solução que utiliza vinagre branco e bicarbonato de sódio para limpeza de joias e demais peças de prata. Esta solução é muito eficiente, mas fique atento a outras partes das peças, como joias, que talvez, não possam ter contato com o vinagre branco e bicarbonato de sódio. 

Cubra as peças numa vasilha de vidro ou plástico com vinagre branco, preferencialmente destilado. Em seguida utilize cerca de 4 colheres de sopa de bicarbonato de sódio para cada xícara grande de vinagre. Deixe por cerca de 50 minutos a 1 hora dentro desta solução e depois basta enxaguar com água e fazer o processo de secagem com pano macio. 

Essas são as principais formas de limpeza de peças de prata que podem ser utilizadas com segurança. É importante buscar sempre profissionais no ramo quando a joia ou pelas forem muito valiosas. 

Deixe um comentário