Alimentos que devem ser mantidos na geladeira

O desperdício de alimentos é um dos temas mais discutidos no mundo! Isso demonstra que nós não estamos sabendo conservar nossos alimentos. Muita gente desperdiça comida por não saber como armazenar corretamente. Saiba quais alimentos devem ser mantidos na geladeira para serem conservados.

Anúncio

É muito importante fazer essa lista de alimentos que poderão estragar se não forem devidamente conservados. Além de ajudar a promover a erradicação do desperdício alimentar, você ainda consegue economizar em seus gastos domésticos. Assim, ao gerenciar corretamente o armazenamento de seus alimentos, você poderá desfrutá-los por mais tempo.

Existem vários alimentos que não devem ficar fora da geladeira em hipótese alguma. São estes alimentos que muitas vezes deixamos fora do lugar certo para conservá-los e acabam estragando rapidamente.

Anúncio

Esses alimentos devem ficar na geladeira

Nossa lista de alimentos que devem ficar na geladeira engloba alguns que você vai se surpreender e outros que talvez, seja muito óbvio, mas que muita gente insiste em deixá-los fora.

  • Frutas

Existem diversas frutas que devem ser conservadas na geladeira para terem maior durabilidade. Entretanto, essas frutas não podem ser armazenadas de qualquer forma em sua geladeira. A primeira coisa é envolvê-las em um plástico-filme, por exemplo. Não são todas as frutas que possuem essa necessidade, mas as principais são as seguintes:

  • Abacaxi;
    Melão;
    Morango;
    Melancia;
    Goiaba;
    Banana.

Vale lembrar que algumas frutas mais verdes podem ficar fora da geladeira. Mas, o ideal é que as maduras sejam sempre conservadas.

  • Folhas de hortaliças

As folhas também são indicadas a serem guardadas na geladeira. Entretanto, a regra para serem embrulhadas é a mesma. Nunca as coloque sem que estejam numa vasilha ou mesmo enroladas em plástico-filme.

Lembre-se sempre de higienizar as folhas antes de colocá-las na geladeira. Entre as folhas que devem ser conservadas, podemos destacar a cebolinha, alface, brócolis, coentro, salsa, rúcula e outras.

  • Ovo

Embora muita gente prefere deixar o ovo fora da geladeira, sabemos que a maneira mais correta de conservá-los por mais tempo é dentro da geladeira. Lembre-se que o ovo deve ficar na parte mais baixa de sua geladeira. Algumas pessoas preferem deixar na porta, mas o ideal é que eles fiquem ao fundo da segunda prateleira dentro de sua geladeira.

  • Alimentos cozidos

Geralmente, sobra um alimento do almoço e queremos deixá-lo para o outro dia ou mesmo para o jantar. Independente do tempo que você pretende deixá-lo reservado para comer depois, sempre é indicado armazenar na geladeira. O alimento cozido, como o arroz, feijão ou mesmo verduras e carnes, podem estragar rapidamente.

Mantendo-o na geladeira, você evita a ação de bactérias e fungos no alimento. Procure tampá-los bem e deixá-los em sua geladeira para serem apenas esquentados depois e, assim, você utilizá-los.

  • Queijo e requeijão

O queijo e requeijão são sempre bem-vindos em nossas casas, sobretudo, para aquele cafezinho matinal ou da tarde. Utilizamos muito o queijo para lanches, mas deixá-lo fora da geladeira como muita gente faz não é uma boa ideia. O queijo pode contrair fungos e bactérias e provocar até danos à sua saúde.

Na geladeira ele terá sempre o aspecto de fresquinho e manterá o seu sabor. Portanto, evite ao máximo deixar o queijo ou requeijão fora da geladeira.

  • Manteiga ou margarina

A manteiga ou mesmo margarina devem ficar na geladeira pelos mesmos motivos que os demais alimentos. Deixá-las fora pode atrair fungos e bactérias, além disso, podem derreter facilmente. Quando ficam fora da geladeira, normalmente, perdem propriedades de sabor originais.

Saber o que deve ir à geladeira é muito importante, haja vista, que você garante também sua saúde. Por isso, a partir de agora é preciso ficar mais atento aos alimentos que devem compor sua geladeira e os que ficam fora dela.

Deixe um comentário