7 Produtos Indicados Para Limpeza De Forno De Fogão

A maioria das mulheres não gosta muito de gastar tempo ou mesmo estragar as mãos no serviço mais pesado da cozinha. Muitos produtos comerciais prometem uma limpeza fácil e sem esforço, mas seu custo para a dona de casa comum ainda é bem alto. Mas você sabia que alguns produtos simples, que quase todos têm em casa podem fazer o serviço tão bem quanto os fabricados para isso?

Anúncio

Limpar o forno de seu fogão pode não ser uma tarefa radical e você pode fazer até com facilidade. Essas sugestões servem tanto para o forno convencional de fogão como para os fornos elétricos individuais. Porque, fala a verdade, nada melhor que uma cozinha limpa, cheirosa e livre de gordura, não é?



Antes de tudo, sugerimos que desligue os aparelhos da rede elétrica, use luvas de proteção para as mãos, pois mesmo que não sejam visíveis, os fornos podem ter algumas saliências e até mesmos lascas que podem cortar. Todo cuidado é pouco! A limpeza do forno é indicada uma vez ao mês para evitar o encrostamento e a carbonização da gordura.

Mas se você utiliza o forno com muita frequência, você pode evitar isso, e limpar sempre após finalizar o uso. Deixe atingir uma temperatura que te permita manipular o eletrodoméstico sem risco e mãos à obra.

Anúncio

Esses são os produtos essenciais para limpar forno do fogão

VEJA TAMBÉM

Dos mais simples aos mais complexos esses são os produtos que você deve usar para limpar seu forno.

Os produtos de uso comum são:

  • Detergente
  • Esponja dupla face
  • Pano de limpeza
  • Lã de aço (para grelhas)

Uma dica é se o forno estiver frio, você usar um pouco de água morna na limpeza, facilita bastante.

Na limpeza da cozinha em geral, uma boa recomendação é a utilização de esponja de aço inox em substituição à lã de aço. A vantagem e que ela é mais grossa, e não sofre ferrugem. Mantendo sempre limpa e seca você terá o produto por bom tempo.

Os aliados mais nobres e desconhecidos de uma boa limpeza que envolve gordura são:

  • Bicarbonato de sódio
  • Vinagre de álcool

Aqui, no caso, você faz uma pequena mistura dos dois em pequena quantidade de água e usa como o detergente, na limpeza, ou para deixar as peças de ferro e grelha de molho por 24 horas. O resultado é surpreendente.

Já os produtos comerciais, que tem muita eficácia são:

  • Desengordurantes (usar a marca de sua preferência)
  • Multiuso (usar a marca de sua preferência)

Como limpar o forno em passos simples

Passo a passo para o forno:

  • Retire as grelhas do forno e reserve
  • Com o detergente e a mistura de bicarbonato e vinagre (se quiser agilidade) esfregue as paredes do forno, sem usar muita água. Assim você retira qualquer respingo alimentar já sólido e que tenha grudado nas laterais.
  • Retire com o pano o sabão e procure ver se existem resíduos carbonizados nas paredes.
  • Para a parte de vidro use a lã de aço para o lado de dentro e o de fora, imersa na mesma solução de vinagre, bicarbonato e detergente.
  • Retire o sabão com o pano.
  • Apenas no vidro, após ele estar completamente seco, você pode passar um papel toalha com álcool para dar um toque de brilho no vidro.

Nota: havendo resíduos e sujidades encrostadas nas paredes internas do forno, será necessário repetir a limpeza, aí já com o uso do produto desengordurante e/ou desencrostante para desprendê-las. Mas normalmente isso não é comum nas paredes.



Passo a passo para a grelha:

Verificar a situação da grelha e sua sujidade. Caso seja uma coisa leve, você pode apenas esfregar com a lã de aço e a solução já citada.

Se a crosta for mais grossa, sugerimos a esponja de aço inox e o mesmo produto. Essa limpeza é indicada para ser feita no mesmo momento da limpeza do forno.

Passo a passo para forno elétrico:

A limpeza é idêntica ao do forno tradicional, apenas levar em conta que ele possui uma haste que segura a grelha e ela pode sim juntar muita gordura.

Caso verifique que está suja, a lã de aço e a solução são suficientes para a limpeza.

Após a limpeza dos eletrodomésticos é indicado aquecê-los alguns minutos para garantir que secou o aparelhe e evitar riscos de ferrugem nas partes de ferro.

Os fornos que são autolimpantes tem uma propriedade que absorve a gordura, mas nem por isso pode ficar sem limpeza. Faça esporadicamente uma limpeza leve com esponja e detergente e seque em seguida.

Manutenção desses eletrodomésticos

 Muitas vezes mudanças de hábito podem dar a você uma melhoria nas tarefas diárias. Por exemplo, habitua-se a usar cobertura em todos os seus assados.

  • Papel manteiga para os que não irão ser cozidos, apenas aquecidos.
  • Papel alumínio para os que serão cozidos.

Essa pequena atitude evita o transtorno da limpeza pesada.

Em ambos os casos, você pode fazer furos com palitos para evitar que o vapor estrague a finalização do seu prato, mas não a limpeza do seu forno!

Gostou das dicas? Comente aqui!

Deixe um comentário