6 Receitas Diferentes Feitas Com Café

O café é um grão muito consumido no Brasil, desde nossa colonização. Hoje, já globalmente conhecido, faz parte do nosso dia a dia, entrando nas cozinhas dos lares de diversas nacionalidades. No café da manhã é indispensável para dar aquela acordada, e fornecer energia para começar o dia, depois da xicrinha de café.

Anúncio

Mas as utilidades do produto vão muito além de seu uso na infusão: o café líquido, propriamente dito. Inserido em contextos gourmet e cozinhas internacionais do mundo, pode ser utilizado em diversos pratos culinários, assim como sobremesas, ou mesmo ser apresentado líquido com diversas variações, ou em drinks alcoólicos.

Normalmente tomado aqui quente, ele aparece em outros países na versão fria, mantendo o sucesso da infusão.

Anúncio

Veja algumas das formas que o café pode ser utilizado

VEJA TAMBÉM

1 – Cold brew – muito popular nos Estados Unidos, aqui 0 café é passado na água bem fria, em um processo de infusão que pode levar de 12 a 24 horas. Sendo essa a única diferença do café conhecido por todos.

Embora curioso, o resultado é bem saboroso, dando ao produto as mesmas características do que é preparado quente, teor de paladar como doçura e acides se mantém.

2 – Merengue de café – essa é uma variação curiosa para o café. O seu uso dá cremosidade ao café líquido. Podendo ser utilizado no próprio café, no leite ou no pingado para acentuar o sabor. É preparado como um merengue tradicional, mas adiciona-se café à mistura e guarda-se em temperatura bem baixa para ser utilizado com líquido quente

Onde e como usar o café na Culinária

Café com especiarias

Aqui a infusão é preparada com as especiarias da cozinha. A mais usual é a canela em pau. Nesse preparo a canela ferve juntamente com a água adicionando sabor diferenciado ao produto final

Se quiser mais picante temos o gengibre, que pode ser ralado e também adicionado na água para ferver ou apenas ser ralado e colocado puro junto ao pó seco antes de coar. Uma mistura que dá um sabor bem interessante é o café, cravo, canela e gengibre juntos.

É possível utilizar o limão em rodelas para servir. Você coloca a rodela de limão no fundo da xícara e adiciona o café preto. Fica excelente!

Bolo de café

No bolo, o café entra como um substituto do leite. Mas existem aqueles que utilizam a proporção líquida do preparo do bolo dividida entre os dois para garantir maior maciez à massa pronta. De qualquer forma é sempre uma receita simples e muito utilizada no lanche da tarde.

Mousse de café

No preparo da mousse você utiliza o grão do café dissolvido em pequena quantidade de água. Para preparar a mousse use o leite condensado, o creme de leite, o pó de café dissolvido em uma pequena quantidade de água e a gelatina em folha incolor, já dissolvida também. Bata todos os ingredientes em liquidificador, coloque em forma com furo, ou em forminhas individuais e leve para gelar.

Marinada de carne com café

Na marianada, a carne mais indicada é a fraldinha. O preparo deve ser iniciado um dia antes, e o segredo está nos temperos que compõem a marinada: cebola, alho, café, vinagre balsâmico, mostarda, açúcar mascavo, azeite, pimenta-do-reino e cebola.

Após misturar tudo acrescente a carne nesse molho e deixe um dia na geladeira, mexendo ocasionalmente para potencializar o tempero. Depois pode preparar a carne diretamente em grelha, ou fatiar e preparar em bifes, descartando a marinada. Fica ótimo!

Deixe um comentário