10 Hábitos Para Controlar O Estresse

Antes de discutir como controlar, o ideal é entender o que é o estresse. A condição de estresse pode ser estabelecida subitamente, ou ser uma situação que se arrasta há um longo tempo, em que a pessoa não consegue mais se livrar ou mesmo controlar. Essa condição deixa a pessoa irritadiça, em alerta máximo, pode levar à insônia e a exaustão.

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De forma simples e resumida o estresse é uma resposta orgânica do corpo, para uma situação externa vivida e que gerou alto desconforto ou mesmo foi ameaçadora. Mas a pessoa tem que prosseguir com a vida e agir após a situação. Então o corpo, num mecanismo de defesa, para se adaptar, ativa a produção de hormônios, dentre eles a adrenalina. Assim, esse ambiente é estabelecido e depois deverá voltar para o estado normal.

Os problemas começam a surgir quando as situações que geram o estresse são cotidianas e a pessoa não tem tempo para voltar ao estado normal. Para isso, existem algumas ações que quem vive essa condição pode utilizar para controlar o estresse.

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O que fazer para aliviar a tensão no trabalho?

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Quando existe tensão no ambiente profissional e no trabalho, a melhor forma de aliviar o estresse é criar uma organização efetiva das suas rotinas de trabalho, e sempre que possível, cumpri-las.

Essa ação evita a ansiedade de deixar algo prioritário sem fazer ou pior, esquecido.

Dicas para controlar o estresse:

– Pratique ao menos meia hora de qualquer atividade física, mesmo que seja passear com o cachorro

– Dedique um tempo para ficar em silêncio ou sem fazer nada – recomenda-se meia hora.

– Não abra mão do seu horário de descanso, a menos que precise dele para resolver um problema pessoal. Nesse horário procure se desligar de tudo. O ideal é ouvir uma música que goste.

– Não procrastine no trabalho. Faça o que deve ser feito. Uma dica, inicie sempre com a tarefa diária mais difícil. Isso pode te auxiliar no final do dia, deixando as mais fáceis para quando está mais cansado.

– Aprenda a dizer não. Se você de antemão sabe que não vai dar conta de alguma atividade diga não, se mesmo assim não for convincente tente ganhar mais prazo. Obviamente que você tem que usar o bom senso e saber como e para quem dizer não, e ser efetivo.

– Se estiver muito angustiado, pratique ao longo do dia táticas específicas de respiração. Levante, ande, vá para outro andar, saia do ambiente que está te oprimindo por alguns minutos e retorne. Verá a diferença que isso faz.

– Converse sobre a situação que está gerando o estresse, seja em casa, seja no trabalho, de preferência com alguém que confie.

– Não leve trabalho para casa. Se você tem ainda muito a ser feito saia mais tarde ou chegue mais cedo. Mas ao entrar em casa, esteja lá. Quem te aguarda também precisa de você presente, pois pode ter enfrentado um dia tão difícil quanto ao seu.

– Saia com amigos e mantenha contato físico, entre eles o sexo. É bom para a mente e para o corpo.

– Crie um ritual de descompressão antes de dormir. Isso ajuda a limpar a mente e deixar mais fluídos os pensamentos

Esses alimentos ajudam a diminuir o estresse

 Alguns alimentos são conhecidos por aliviar a tensão e devem ser utilizados por quem está sob estresse alto.

Frutas: Banana, laranja, morango, acerola, goiaba e abacaxi

Castanhas secas: pistache, nozes, amêndoas, castanha-do-pará

Peixes: principalmente o atum e o salmão pelo teor de ômega 3, que auxiliam na melhora do humor.

Alho: é conhecido como um companheiro inseparável das pessoas que presam por boa saúde, no estresse podem ajudar a eliminar as toxinas do organismo.

Vinho: diversas culturas mundiais usam o vinho como um agente que favorece a saúde. Uma taça de vinho tinto pode ser muito bem vinda no momento em que enfrenta o estresse.

Folhas verdes escuras: couve, brócolis, espinafre todos são muito efetivos na renovação celular, combate à ansiedade e ajuda no organismo.

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