10 Coisas Que Você Nunca Deve Colocar Na Pia da Cozinha

A pia da cozinha é uma peça fundamental em nossa rotina diária, sendo usada para lavar pratos, utensílios e alimentos. No entanto, é importante ter em mente que nem tudo deve ser descartado na pia.

Anúncio

Alguns itens podem causar entupimentos, danificar o encanamento e até mesmo prejudicar o meio ambiente. 

Geralmente, nos casos de entupimento, são restos de alimentos e outros itens que acabam provocando a obstrução. Isso ocorre devido às pessoas tratarem a pia como uma espécie de lixeira.

Anúncio

verdade, a pia deve ser o local mais limpo, higienizado e cuidado de sua cozinha. 

Existem diversos itens que devem ser evitados serem descartados no ralo da pia, contudo, vamos listar 10 coisas que você nunca deve colocar na pia da cozinha.

Estes itens podem prejudicar e muito sua pia e promover entupimento e até contaminações. 

10 Coisas Que Você Deve Evitar Colocar Na Pia

1 – Óleos e gorduras

Jogar óleos de cozinha e gorduras na pia pode parecer uma opção fácil, mas eles podem se solidificar nos canos, obstruindo o fluxo de água e causando entupimentos.

O ideal é armazenar esses resíduos em recipientes e descartá-los adequadamente.

Igualmente, a gordura pode provocar poluição e da água e gerar transtornos gigantescos. A longo prazo, certamente, você terá sérios problemas com entupimentos em toda a sua rede de esgotamento interno. 

2 – Casca de ovo

As cascas de ovo são duras e podem se fragmentar facilmente, causando entupimentos. É melhor jogá-las no lixo ou, se preferir, utilizar como adubo em seu jardim.

Do mesmo modo, essas cascas podem acumular mais bactérias e promover um mau cheiro horrível em sua cozinha.

Quando as cascas de ovo acabam se fragmentando e caindo na rede de esgoto de sua casa, podem juntar-se a outros elementos e criar a obstrução que vai entupir e fazer com que a água suja retorne para dentro de sua casa.

3 – Borra de café

A borra de café possui características semelhantes às cascas de ovo, podendo grudar nas paredes dos canos e causar obstruções. Recomenda-se descartar a borra no lixo ou utilizá-la como adubo.

Quando lavamos um coador de pano ou mesmo passamos um cafezinho no filtro, temos a impressão errada que aquela borra se dissolve dentro da pia ao misturar com a água.

Na verdade, ela pode se acumular facilmente, provocando o entupimento.

4 – Produtos químicos

Não despeje produtos químicos na pia da cozinha, como solventes, tintas ou produtos de limpeza agressivos. Além de poderem danificar o encanamento, eles representam um risco para o meio ambiente.

Alguns destes produtos, quando usados repetidamente na sua pia, podem desgastar os canos e provocar vazamentos da água do esgoto.

5 – Restos de alimentos sólidos

É importante remover os restos de alimentos sólidos dos pratos antes de lavá-los na pia. Grandes pedaços de comida podem obstruir os canos e causar sérios problemas de encanamento.

Um exemplo comum são os restos de sementes de frutas, ossos e resto de comida do café da manhã, almoço ou jantar. Sempre que colocar pratos na pia, faça a remoção dos alimentos que sobraram, levando-o para a lixeira.

6 – Fibras e tecidos

Evite lavar panos, esponjas ou outros materiais fibrosos na pia. As fibras podem se acumular e formar bloqueios nos canos. É melhor descartá-los no lixo ou lavá-los em uma máquina de lavar roupa.

7 – Produtos lácteos

Leite, queijo, iogurte e outros produtos lácteos podem estragar rapidamente na pia, resultando em odores desagradáveis e atraindo insetos. Descarte-os no lixo comum.

Igualmente, estes produtos são gordurosos e ao caírem na tubulação de esgotamento de sua casa, podem grudar e obstruir a passagem da água.

8 – Produtos de higiene pessoal

Itens como cotonetes, lenços umedecidos, absorventes e preservativos não devem ser jogados na pia. Eles não se dissolvem facilmente na água e podem causar entupimentos graves. 

Por incrível que pareça, algumas pessoas costumam colocar esses itens na pia para serem descartados.

Evite qualquer produto de higiene pessoal na pia e até mesmo que resultem de algum procedimento estético. 

9 – Medicamentos

Nunca descarte medicamentos na pia. Além de ser prejudicial ao meio ambiente, pode contaminar a água. Procure pontos de coleta específicos para o descarte adequado de medicamentos.

10 – Objetos metálicos

Evite jogar utensílios metálicos, tampas de garrafas ou outros objetos na pia. Eles podem causar danos ao encanamento e exigir reparos caros.

Portanto, essas são as 10 coisas que devem ser evitadas em sua pia da cozinha.

Além de não ter transtornos com entupimentos, você ainda ajuda a manter o meio ambiente saudável sem contaminações do solo por meio da água descartada em sua pia. 

Deixe um comentário