10 Benefícios do Açafrão-da-terra para a pele

O açafrão-da-terra ou cúrcuma é muito utilizado em diversas receitas na culinária. Entretanto, o que muita gente não sabe é que este condimento também possui muitos benefícios para a saúde e entre eles faz muito bem para a pele. 

Anúncio

Entre os principais benefícios do açafrão-da-terra, podemos destacar ações anti-inflamatórias, anti-oxidantes e ainda beneficia a saúde do cérebro, sistema imunológico e também a pele. Por isso, trata-se de um ingrediente da culinária que é poderosíssimo. 

Para quê serve o açafrão-da-terra e como tomar?

O açafrão-da-terra ou cúrcuma possui muitas utilidades além de cozinhas, sendo utilizado como anti-inflamatório e anti-oxidante. Neste sentido, pode ser tomado dissolvido na água ou mesmo em sucos. A folha do açafrão-da-terra também pode ser utilizada para fazer o chá que possui vários benefícios. 

Anúncio

É importante destacar que algumas pessoas utilizam o açafrão-da-terra seco para moer e fazer o pó, haja vista, que é uma garantia de produto 100% natural. Não existe uma garantia de que o açafrão-da-terra vendido já moído em feiras e alguns supermercados seja totalmente puro. 

Qual a contra indicação do açafrão-da-terra?

Sabemos das utilidades e efeitos da cúrcuma para a saúde, contudo, não é recomendado seu uso sem uma indicação médica. Esta indicação torna-se ainda mais importante quando se trata da substituição por um tratamento médico. O tratamento natural só deve ser adotado quando existe uma indicação de um profissional de saúde.

Igualmente, o açafrão-da-terra é contra-indicado para pessoas que fazem uso contínuo de antibióticos, anticoagulantes, medicamentos de tratamento do câncer e medicamentos para o coração. Portanto, tenha sempre o acompanhamento de um profissional de saúde antes de adotar o uso contínuo do açafrão-da-terra.

  • Benefícios do açafrão-da-terra para a pele

Devido suas propriedades o açafrão-da-terra pode fazer muito bem à saúde de sua pele, contudo, é preciso sempre buscar a orientação de um especialista em saúde da pele.

  • Dar mais brilho à pele

A curcumina presente no açafrão possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, deste modo, pode reduzir a inflamação e protege as células de lesões provocadas pelos chamados radicais livres. 

  • Ajuda a curar feridas

A ação anti-inflamatória do açafrão-da-terra pode acelerar na cicatrização de ferimentos da pele. Igualmente, possui mesmo efeito para recuperação de ferimentos causadas por acnes. Fazer uma pastinha com o açafrão-da-terra e aplicar no local é uma excelente dica.

  • Pode colaborar para retardar envelhecimento da pele

No açafrão-da-terra também é possível encontrar vitamina E que, segundo pesquisas, pode ajudar a retardar o envelhecimento da pele. Assim, melhora a elasticidade da pele e, por isso, tem sido utilizado cada vez mais na indústria de cosméticos.

  • Reduz as olheiras

Devido às ações anti-inflamatórias e antioxidantes a cúrcuma atua na redução de olheiras. O mais indicado é fazer a máscara com o açafrão-da-terra moído e deixar por cerca de 20 minutos. 

Portanto, esses são os principais benefícios do açafrão-da-terra para saúde de sua pele. É muito importante consultar um profissional dermatologista para o uso no melhoramento da saúde da pele. 

Deixe um comentário